Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Vale é ação para quem quer se defender do coronavírus, diz BTG Pactual

31/03/2020 - 17:51
Vale
Liquidação: ações da Vale estão baratas, por qualquer métrica que se use, diz BTG Pactual (Imagem: Vale/Instagram)

O BTG Pactual saiu satisfeito de uma teleconferência realizada pela Vale (VALE3) e reforçou sua recomendação de compra para os papéis, com preço-alvo de US$ 13 por ADR (American Depositary Receipt). A cifra indica uma alta potencial de 62% sobre a cotação de referência.

Segundo o BTG, a empresa lembrou que a mineração é classificada como setor essencial pelo governo. Portanto, não teve as atividades suspensas pela pandemia.

“Dado o terrível estado de diversos setores da economia, devemos notar que o tom [da conversa] foi mais construtivo, pelo menos, em bases relativas”, afirmam Leonardo Correa e Caio Greiner, que assinam o relatório do banco.

“Argumentamos, há tempos, que [a Vale] é um caso de baixo beta para enfrentar a crise (baixo endividamento, elevada liquidez, fluxo de caixa robusto e parceiro da China)”, acrescenta a dupla.

Sob controle

É justamente o gradual retorno da normalidade na China que tem sustentado, de acordo com o BTG, uma incipiente recuperação no mercado mundial de commodities, como o minério de ferro, principal produto da Vale.

Ao mesmo tempo, a companhia mostrou-se preocupada com a queda da demanda em outros mercados.

Os analistas, contudo, ponderam que a Europa representa menos de 10% da demanda estrangeira por minério, o que faz com que os riscos de uma freada nas atividades da companhia sejam controlados.

A pandemia também deve cortar parte da oferta mundial de minério. Segundo o banco, a Vale estima que 20 milhões de toneladas deixarão de ser oferecidas neste ano por países como África do Sul, Canadá, Peru e Índia.

Assim, o banco projeta um preço médio para o minério de ferro, neste ano, de US$ 75 por tonelada – considerado suficiente para acomodar a queda da oferta.

O banco acrescenta que “inegavelmente”, a ação está barata, sob qualquer análise que se faça, e a classifica como a mais “defensiva” entre seus pares.

O BTG ainda aposta que a mineradora reiniciará o pagamento de dividendos neste ano. “Estamos confiantes de que o desempenho da Vale pode superar o mercado no curto prazo”, diz.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Márcio Juliboni - 31/03/2020 - 17:51