Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Vale paralisa mineração em Onça Puma e entrará com recurso à decisão judicial

14/09/2017 - 21:43

A mineradora Vale informou nesta quinta-feira, 14, que em cumprimento a ordem judicial paralisou suas atividades de mineração de Onça Puma e adotará os recursos cabíveis contra tal decisão de acordo com seu direito de ampla defesa.

Mais cedo, a 5ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou a imediata paralisação das atividades de mineração de níquel do empreendimento Onça Puma, subsidiária da Vale S/A, até que seja comprovada a implantação do plano de gestão econômico e ambiental e das demais medidas compensatórias em favor das comunidades indígenas afetadas.

A Vale informou que “no julgamento de ontem (13/9), o representante judicial do Estado do Pará confirmou que toda a atividade de Onça Puma é fiscalizada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará – Semas/PA e que o Rio Cateté, mesmo antes da implantação do empreendimento, já apresentava alguns elementos dissolvidos na água acima da norma, sendo isso uma condição natural da geologia da região, rica em minérios e outras atividades (garimpos, pecuária etc)”.

Segundo a Vale, diversos laudos de empresas técnicas e de profissionais de elevado conhecimento indicam que não há relação entre os elementos dissolvidos na água e alegados problemas de saúde com a atividade de mineração de Onça Puma. A produção de Onça Puma alcançou 5.500 toneladas no 2º trimestre de 2017, segundo balanço da companhia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por - 05/11/2017 - 13:55

Cotações Crypto
Pela Web