BusinessTimes

Vale (VALE3) vai fazer dinheiro, mas preço de tela mudará, diz analista

31 jul 2022, 19:30 - atualizado em 29 jul 2022, 17:16
Vale
Rendimento de dividendos da Vale pode compensar risco, diz analista. (Imagem: YouTube/Vale)

A Vale (VALE3) deve continuar gerando caixa, mas isso não significa que o preço da ação subirá, avalia o analista da Vitreo Bruno Guimarães. “A Vale vai fazer dinheiro, mas o preço de tela mudará”, disse.

A ação da mineradora caiu 1,3% na sexta-feira (29), a R$ 69,75, após a empresa divulgar um lucro líquido de US$ 6,2 bilhões no segundo trimestre, queda de 17,7% em relação ao mesmo período de 2021 e abaixo do esperado pelo mercado.

O desempenho foi em parte reflexo de menores receitas, impactadas pelo preço realizado inferior e menores volumes vendidos, em um período marcado pelo medo de recessão global.

O analista da Vitreo destaca justamente que o desempenho da Vale é vinculado ao da economia global. “É uma companhia muito cíclica, que depende muito do dólar e do preço do minério de ferro”, explica. “Isso afeta o fluxo de caixa da empresa”.

Guimarães lembra que a mineradora tem 70% de exposição ao mercado da China. Para ele, é muito difícil precificar Vale entre outras coisas porque há uma dificuldade em prever as políticas econômicas que o governo chinês pode adotar.

Ele diz que é sempre bom investir em empresas não cíclicas, que são fáceis de precificar, quando se trata de buscar por dividendos.

“Mas não dá para ignorar que o rendimento de dividendos da Vale é extremamente interessante”, afirma. “[Isso] pode compensar [o risco]”.

Veja o vídeo sobre VALE3

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.