Empresas

Vendas da Tesla (TSLA) na Europa caem pelo quinto mês enquanto rivais chineses ganham força

25 jun 2025, 4:57 - atualizado em 25 jun 2025, 4:07
tesla ações despencam o que aconteceu trump musk
Tesla enfrenta forte queda nas vendas na Europa enquanto chineses ganham mercado (Unsplash/Milan Csizmadia)

As vendas de carros novos da Tesla (TSLA) na Europa caíram 27,9% em maio em relação ao ano anterior, mesmo com as vendas de veículos totalmente elétricos na região tendo aumentado 27,2%, com o novo Model Y da fabricante de Elon Musk ainda sem sinais de reverter o momento difícil da marca.

As vendas totais de carros na Europa subiram 1,9%, com o maior crescimento vindo dos híbridos plug-in e dos carros movidos por combustíveis alternativos, segundo dados da Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA).

As vendas da Tesla na Europa caíram por cinco meses consecutivos, à medida que os clientes migram para veículos elétricos chineses mais baratos e, em alguns casos, protestam contra as posições políticas de Musk.

A participação de mercado da Tesla na Europa caiu para apenas 1,2% em maio, contra 1,8% no ano anterior.

O Model Y remodelado pretende renovar a linha envelhecida da empresa, enquanto montadoras tradicionais e rivais chinesas lançam veículos elétricos rapidamente em meio às tensões comerciais.

Elétricos dominam

As vendas de carros novos na União Europeia, Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram para 1,11 milhão de veículos em maio, após uma queda de 0,3% em abril, segundo dados da ACEA. Somente na UE, as vendas totais de carros caíram 0,6% até agora este ano.

As vendas da chinesa SAIC Motor e da alemã BMW aumentaram 22,5% e 5,6%, respectivamente, enquanto caíram 23% na japonesa Mazda.

As vendas de carros elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos elétricos (HEV) na UE representaram 58,9% dos registros de carros de passeio em maio, ante 48,9% em maio de 2024.

Entre os maiores mercados da UE, as vendas de carros novos na Espanha e na Alemanha subiram 18,6% e 1,2%, respectivamente, enquanto na França e na Itália caíram 12,3% e 0,1%. No Reino Unido, os registros de novos veículos aumentaram 1,6%.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar