E-commerce

Vendas de e-commerce têm alta de 23% e faturam R$ 5,6 bilhões em julho, afirma Compre&Confie

13 ago 2019, 12:00 - atualizado em 13 ago 2019, 12:08
A alta foi puxada pelo aumento no número de pedidos: ao todo, foram realizadas mais de 14 milhões de compras online no período – elevação de 22,4% em relação a julho de 2018 (Imagem: Pixabay)

As vendas no segmento de e-commerce cresceram 23% em julho, segundo mostram os dados do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado com foco em e-commerce. De acordo com os números, houve ainda um faturamento de R$ 5,6 bilhões no mês.

A alta foi puxada principalmente pelo aumento no número de pedidos: ao todo, foram realizadas mais de 14 milhões de compras online no período – elevação de 22,4% em relação a julho de 2018.

Já o ticket médio ficou praticamente estável, somando R$ 398, apenas 0,4% maior do que no mesmo período do ano anterior.

“O comércio eletrônico é um dos principais setores da economia que apresentam crescimento em momentos de recuperação econômica, impulsionados por preços competitivos e mudança no comportamento de compra do consumidor brasileiro. Além disso, jogos da Copa do Mundo e pré-eleições certamente enfraqueceram as vendas no ano passado no mesmo período, ajudando assim o forte crescimento deste mês em 2019”, explica o Diretor Executivo do Compre & Confie, André Dias.

Venda por região, gênero e faixa etária

Por região, o Sudeste se mantém com grande fatia do mercado: 65,5% do total de vendas. Atrás estão Sul e Nordeste, com 14,3% e 12,3%, respectivamente. Por fim, Centro-Oeste, com 5,8% das vendas e a região Norte, totalizando 2,1%, completam o quadro.

Na comparação por gênero, o público feminino segue comprando mais que o masculino. As mulheres concentraram 51,2% do total das compras, com 48,8% sendo realizadas pelos homens. Apesar de comprar menos, os homens tiveram um crescimento de 28% comparado ao mês de julho de 2018.

Analisando os consumidores por faixa etária, a maior parcela do total de vendas vem de usuários que possuem entre 36 e 50 anos, com 33,2% das compras. Logo atrás estão as pessoas entre 26 e 35 anos, que tiveram share de 32,7% do total de pedidos.

Categorias mais vendidas

Em relação ao volume de compras, a categoria de Moda e Acessórios lidera, com 22,7% do total de pedidos realizados durante o mês. Beleza, Perfumaria e Saúde é o segmento que fica em segundo lugar, alcançando share de 13,8%. Em seguida estão empatadas as categorias de Entretenimento e Artigos Para Casa, com 10,1% cada uma. Por último, o segmento de Móveis, Construção & Decoração está presente com 8,4%.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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