Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Whirlpool sobe quase 9% com forte crescimento de vendas da linha branca no 1º tri

20/05/2019 - 17:54
Para o setor, a demora na aprovação da Reforma da Previdência e a constante queda na confiança do consumidor devem prejudicar o restante do ano (Imagem: Facebook Oficial)

Por Investing.com 

Na parte da manhã desta segunda-feira as ações da Whirlpool (WHRL3) operam com forte valorização de 8,75% a R$ 4,35. O mercado reage positivamente à notícia divulgada pelo Valor Econômico de que a as vendas de produtos da linha branca para o varejo tiveram um crescimento de 11,7% nos três primeiros meses do ano, para um total de 3,72 milhões de unidades, considerando refrigeradores, fogões e lavadoras.

Os dados são de uma pesquisa contratada pela associação que reúne os fabricantes de eletroeletrônicos, a Eletros. A Gfk, que realizou o levantamento, detectou um avanço de 5% em vendas de unidades nas lojas, com um crescimento de 10% no tíquete médio, o que reflete os custos repassados nos últimos meses. Além disso, as promoções de começo de ano ajudaram no resultado.

Dona das marcas Brastemp e Consul, a Whirlpool teve alta de 20% na receita nos três primeiros meses do ano, para R$ 1,7 bilhão, fazendo com que a companhia atinja a maior participação de mercado de sua história.

A Electrolux, segunda maior do setor no país, na divulgação do balanço do primeiro trimestre, destacou que o mercado deu sinais de recuperação no primeiro trimestre, observação semelhante realizada pelo Carrefour (CRFB3) na divulgação de seus resultados.

Apesar disso, o mercado não se mostra otimista, uma vez que as vendas estão no mesmo patamar de 2011 e a economia mostra sinais de enfraquecimento. Para o setor, a demora na aprovação da Reforma da Previdência e a constante queda nada confiança do consumidor deve prejudicar o restante do ano.

Outro ponto é que as empresas não receberam grandes volumes de encomenda entre abril e maio. A Eletros estima que a indústria de eletrônicos está operando com 40% de capacidade ociosa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Vitória Fernandes - 20/05/2019 - 17:54

Pela Web