5 motivos que explicam por que ação da Rumo (RAIL3) está se saindo melhor que o Ibovespa

Diana Cheng
29/06/2022 - 15:41
Rumo
O que está por trás do desempenho do papel da Rumo, que, apesar de registrar queda, supera a performance do Ibovespa? (Imagem: André Luiz/Money Times)

Em meio à queda da Bolsa, uma ação tem chamado a atenção dos investidores.

O mercado se pergunta o que está por trás do desempenho do papel da Rumo (RAIL3), que, apesar de registrar queda, supera a performance do Ibovespa.

A ação da companhia acumula queda de 1% nos últimos 30 dias, contra uma desvalorização de 10% do Ibovespa.

Segundo a XP Investimentos, cinco motivos justificam a performance da Rumo no mercado de ações:

  1. redução do risco de safra no Mato Grosso;
  2. suspensão de restrições à importação de milho do Brasil pela China;
  3. Cosan Day;
  4. assinatura de renovação antecipada pela MRS, que inclui uma nova tarifa de “direito de passagem” menor, o que implica em redução de opex (despesas operacionais) de aproximadamente R$ 160 milhões/ano para a Rumo, e compromissos de capex (investimentos) que devem melhorar a eficiência operacional da companhia; e
  5. licenciamento do projeto LRV aprovado antes do esperado.

Exportações

A XP destaca que, enquanto as exportações de soja no Mato Grosso vieram fortes no primeiro semestre do ano, o mercado começou a mostrar preocupações quanto às exportações de milho no segundo semestre por conta das condições climáticas.

Especialistas sinalizaram à corretora, no entanto, que o risco parece menor devido às condições positivas do solo, que compensaram o acumulo de chuvas maior que o previsto.

Além disso, a suspensão das restrições de importação de milho brasileiro pela China é positiva e deve ter efeito na demanda já nos próximos meses.

Na avaliação da XP, dois motivos contribuíram para a decisão do governo chinês de levantar as restrições:

  • restrições de oferta com a crise Rússia-Ucrânia; e
  • quebra recente da safra de milho dos EUA, importante fornecedor da China.

Sobre a controladora Cosan (CSAN3), que recentemente realizou um evento com investidores, a empresa calou as preocupações do mercado quanto ao seu guidance, mantido inalterado para 2025 e que reforça “expectativas positivas para a partir de 2023”, afirma a XP.

A corretora reitera sua visão positiva para a Rumo, mantendo recomendação de compra e preço-alvo de R$ 22.

Receba as principais notícias de Comprar ou Vender!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Comprar ou Vender e receba, todos os dias (de segunda a sexta-feira), uma seleção com as principais notícias e apontamentos sobre as carteiras de bancos e corretoras, além de um produto exclusivo: a Carteira Money Times, o maior consenso do mercado. Clique aqui para se cadastrar!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Diana Cheng - 29/06/2022 - 15:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto