Política

A internet móvel vai melhorar? Governo cria programa para ampliar cobertura e acesso à internet; confira

23 out 2023, 15:26 - atualizado em 23 out 2023, 15:26
Internet
Programa busca melhoria da internet no Brasil (Imagem: Canva Pro)

O Governo Federal instituiu nesta segunda-feira (23) um programa para melhoria da cobertura da internet móvel no país. O ConectBR tem como objetivo ampliar o acesso à internet no Brasil.

O ConectaBR exige a solução para falhas de conexão e baixos índices de desempenho. Também prevê sanções por meio da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.

A agência será responsável pelo desenvolvimento de instrumentos, projetos e ações para melhoria contínua da qualidade de internet.

A partir da mudança, as operadoras deverão garantir velocidade mínima da tecnologia 4G de cerca de 10 megabytes por segundo. No caso do 5G, a velocidade mínima é de 100 megabytes por segundo. As operadoras que solucionarem os problemas terão reconhecimento por meio de um selo de qualidade.

  • 100 DIAS PARA INVESTIR: A 100ª edição do Giro do Mercado traz as melhores recomendações para você investir em ações nacionais e internacionais, além de fundos imobiliários. Clique aqui e não perca a oportunidade!

Em publicação no Diário Oficial da União, o Ministério das Comunicações indica que o programa busca “reduzir desigualdades regionais, propiciando experiências similares aos usuários de serviços de telecomunicações em todo o território nacional”.

O atual índice de cobertura das prestadoras de serviço e acesso à banda larga móvel com níveis de qualidade adequados é de 95%.

*Com informações da Agência Brasil.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.