Mercados

Ibovespa (IBOV) abre em alta aos 127 mil pontos com IPCA abaixo do esperado: 5 coisas para saber antes de investir hoje (10)

10 jul 2024, 10:12 - atualizado em 10 jul 2024, 10:18
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, EUA, Real, China, Lula
Ibovespa abriu pregão em alta, apesar de volátil, digerindo falas de Lula em entrevista nesta manhã (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) iniciou o pregão desta quarta-feira (10) om viés de alta, e caminha para estender a sequência ganhos consecutivas. O principal índice da bolsa brasileira avançava 0,21%, a 127.370,62 pontos, por volta de 10h07.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O dólar à vista (USDBRL) abriu a sessão de hoje em queda a R$ 5,40, após a inflação de junho ficar abaixo do esperado.

Por aqui, os investidores acompanham os desdobramentos da aprovação, em regime de urgência, da regulamentação da Reforma Tributária pelo pelos deputados. A discussão do tema deve acontecer ainda hoje na Câmara dos Deputados.

A inflação de junho também é destaque, com ‘surpresa’ positiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal ReserveJerome Powell, participa do segundo dia de sabatina no Congresso norte-americano. Desta vez, ele fala para os Deputados sobre a política monetária adotada pelo BC norte-americano.

Ontem (9), Powell reforçou aos senadores que os indicadores apontam para melhoras na trajetória de inflação e para um mercado de trabalho menos apertado. Mas, ainda assim, o Fed precisa de mais dados “bons” antes de anunciar o início do corte de juros.

Day Trade:

Radar do Mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos para saber antes de investir no Ibovespa nesta quarta (10)

Inflação de junho abaixo do esperado

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,21% em junho — apontando para uma desaceleração em relação à alta de 0,46% apurada em maio.

O resultado veio abaixo do consenso do mercado, que esperava um avanço de 0,32%, segundo o Relatório Focus.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10), o IPCA avança 2,48% nos seis primeiros meses do ano. O indicador acelerou a alta acumulada em 12 meses até junho para 4,23%, de 3,93% no mês anterior.

A inflação segue dentro da meta do Banco Central para 2024, de 3% com intervalo de 1,50 p.p. para cima ou para baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforma Tributária

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (9) o regime de urgência para o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, que começará a ser discutido em Plenário nesta quarta (10).

De acordo com informações da Agência Câmara Notícias, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), decidiu que, na quarta e na quinta, ficarão suspensas todas as atividades das comissões e de outros colegiados.

Ainda de acordo com a agência, os deputados que compõem o Grupo de Trabalho do projeto, que trata da Lei Geral do IBS, da CBS e do Imposto Seletivo, afirmaram que o esforço nas negociações com as bancadas é para manter a alíquota básica de 26,5%.

Na véspera, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que em vez de isentar todas as carnes, a regulamentação da reforma tributária poderia prever um cashback ampliado para a compra desses produtos, o que beneficiaria famílias de renda mais baixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Corte nos juros está próximo nos EUA?

Em comentários que pareciam demonstrar uma fé crescente de que a inflação retornará à meta do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell comparou a falta de progresso nessa frente nos primeiros meses do ano com a melhoria recente que ajudou a construir a base de confiança de que as pressões sobre os preços continuarão a diminuir.

Ao Comitê Bancário do Senado  dos Estados Unidos, o presidente do Fed também observou que o BC norte-americano está agora preocupado com os riscos para o mercado de trabalho e para a economia, caso as taxas permaneçam altas durante muito tempo.

“Nos últimos meses, Powell tem se mostrado cada vez mais isolado dentro do Fed, sendo relativamente mais favorável à redução das taxas de juros. Para convencer os demais membros do comitê, ele precisa de dados que justifiquem a flexibilização da política monetária”, disse Matheus Spiess, analista da Empiricus.

Hoje, o presidente do BC dos Estados Unidos fala novamente aos deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale (VALE3) comunica sobre processo de seleção de novo presidente

Vale (VALE3) informou ao mercado que a empresa Russell Reynolds, contratada pelo conselho de administração da companhia, segue desempenhando os serviços de assessoria para a seleção do novo presidente.

A mineradora esclareceu que ainda não há definição pelo conselho de administração sobre a lista de candidatos e reitera que manterá o mercado informado a respeito de evoluções relevantes sobre a definição do novo CEO.

Petrobras (PETR4) avança em acordo com a Yara Brasil

Petrobras (PETR4) assinou com a Yara Brasil Fertilizantes um Master Agreement (contrato principal de serviços) como próximo passo nas negociações para estruturar uma potencial parceria de negócios no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.

Na próxima fase, Petrobras e Yara finalizarão em conjunto a análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de Reuters 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar