Acelerado, plantio de soja do Paraná avança para 95% da área

16/11/2021 - 17:55
Soja
As chuvas chegaram antes este ano, diferentemente de 2020, quando o atraso resultou em problemas para a safra (Imagem: REUTERS/Roberto Samora)

O plantio de soja do Paraná, um dos maiores produtores do Brasil, atingiu 95% da área projetada até esta terça-feira, um avanço de sete pontos percentuais ante a semana anterior, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral).

O dado aponta que o ritmo dos trabalhos está mais acelerado até mesmo em relação a 2016, quando 89% da safra estava semeada no início da segunda quinzena de novembro.

Até a semana passada, o ano de 2016 era visto como aquele com plantio mais rápido.

Produtores intensificaram os trabalhos na expectativa de chuvas nesta semana que deverão favorecer a germinação, assim como o desenvolvimento da safra.

As chuvas chegaram antes este ano, diferentemente de 2020, quando o atraso resultou em problemas para a safra.

O avanço dos trabalhos é importante também para garantir uma boa janela climática de plantio do milho segunda safra, plantado após a colheita da soja.

O Estado espera colher 20,8 milhões de toneladas do grão na safra 2021/22, alta de 5% no volume em relação à temporada passada.

O departamento informou que 96% das lavouras estão em boas condições e 4% em situação média.

Já a colheita de trigo do Paraná está sendo finalizada, com os trabalhos concluídos em 97% da área, enquanto 85% das lavouras estão em boas condições e 15% em média.

O plantio de milho primeira safra já foi finalizado.

Última atualização por André Luiz - 16/11/2021 - 17:55

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web