AgroTimes

Agro terá a “Serasa do meio ambiente”, explica produtor rural Hugo Garcia

17 ago 2022, 11:31 - atualizado em 17 ago 2022, 11:31
Hugo Garcia
A “Serasa do meio ambiente” vai dar mais segurança aos investidores e instituições financeiras, além de mais credibilidade ao agronegócio, avalia produtor rural. (Imagem: Divulgação)

Estará no ar nos próximos dias a Score ESG, uma ferramenta lançada pela Serasa Experien durante a Febraban Tech, em São Paulo. A nova ferramenta pode se tornar a “Serasa do meio ambiente” para o agronegócio brasileiro.

Trata-se de uma plataforma que vai avaliar a performance e score levando em conta o grau de conformidade socioambiental (ESG) dos produtores rurais.

“Na prática, as pessoas e investidores, principalmente, vão poder consultar qual é a nota de cada produtor dentro da plataforma, que vai variar de zero a mil”, explica o empresário e produtor rural Hugo Henrique Garcia.

A iniciativa vai apoiar as instituições financeiras na avaliação de riscos socioambientais e no monitoramento de cadeias de fornecedores, o que dará mais transparência para as transações envolvendo esses aspectos.

A ferramenta, segundo dados divulgador pela própria instituição, também usará inteligência artificial para cruzar dados públicos e identificar, dentre outras questões, índice de desmatamento irregular nas propriedades, invasão de áreas protegidas e denúncias de trabalho infantil, análogo à escravidão e afins.

“Isso dará mais segurança para o setor agro, que vem em uma crescente nos últimos meses, e também chega por uma demanda do mercado de haver medições e métricas dos produtores justamente para se haver essa base de dados para comparação e consulta. Creio que será muito vantajoso para todos os lados”, avalia Garcia.

Só para se ter ideia, o agronegócio hoje é o principal motriz do PIB brasileiro. A participação do setor na economia do País neste ano deve ficar em algo em torno dos 26,24%, segundo levantamento do Cepea.

Em 2021, o número do dado foi de 27,6% e a queda se dá, principalmente, pela pandemia, de acordo com a mesma pesquisa.

🤳Siga o Money Times no Instagram!🤳

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.