Economia

Alckmin anuncia primeiros nomes do governo de transição com presidenciável e elaboradores do Plano Real

08 nov 2022, 16:56 - atualizado em 16 nov 2022, 19:35
Geraldo Alckmin e Lula
(Imagem: REUTERS/Diego Vara)

Coordenador da equipe de transição do governo de Lula, Geraldo Alckmin anunciou, nesta terça-feira (8), parte da equipe técnica que fará o trabalho. Na área de economia, André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida foram anunciados formalmente.

Vice-presidente eleito, Alckmin destacou que a prioridade é garantir o Bolsa Família de 600 reais. O atual Auxílio Brasil deverá retomar seu antigo nome, Bolsa Família, no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-ministro Aloizio Mercadante será o coordenador do grupo técnico da transição, enquanto Floriano Pesaro será coordenador-executivo da transição e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, será coordenadora do gabinete político.

André Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real e declarou voto em Lula no primeiro turno das eleições presidenciais. O economista foi presidente do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e, durante as eleições de 2018, assessorou a campanha da então candidata do Rede à Presidência Marina Silva.

Um dos pais do Plano Real e ex-presidente do BNDES e do Banco Central, Persio Arida também declarou voto em Lula.

Guilherme Mello, por sua vez, é professor da Unicamp, integra a Fundação Perseu Abramo e foi um dos principais porta-vozes da campanha para a área econômica.

Equipe de assistência social

Para a equipe de assistência social, Alckmin anunciou que Simone Tebet, Marcia Lopes, Teresa Campello e André Quintão comandarão o setor.

Alckmin assinou nesta terça-feira a portaria que instala o Gabinete de Transição. O local onde a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá trabalhar fica no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Haverá 31 grupos temáticos, como economia e desenvolvimento social, além de comitês políticos liderados pelos presidentes dos partidos aliados ao PT.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.