Consumo

Alimentação é o gasto que mais pesa no bolso do brasileiro, aponta pesquisa

25 jun 2019, 19:03 - atualizado em 25 jun 2019, 19:03
Para o trabalhador, o vale alimentação oferecido pelas empresas oferece inúmeras possibilidades de economia e gerenciamento de despesas (Imagem: Pexels)

Uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope Inteligência, apontou que, para 43% dos brasileiros, a alimentação é a maior despesa mensal. O item supera outros gastos, como moradia e transporte.

Para o trabalhador, o vale alimentação oferecido pelas empresas possui inúmeras possibilidades de economia e gerenciamento de despesas. O vice-presidente de marketing da SodexoFernando Cosenza, empresa que fornece tickets alimentação e refeição, explica que o empregado precisa ter controle sobre os gastos.

“O consumidor do benefício alimentação deve gerenciar seu saldo de uma forma consciente, planejando sempre que possível suas compras, pesquisando preços e controlando os gastos. Ou seja, cuidando do valor deste benefício da mesma forma que ele lida com o seu saldo bancário”, explica.

Confira as principais dicas para aproveitar melhor o vale refeição:

  • Monte um cardápio: a ideia é fazê-lo para a alimentação mensal na sua casa. A partir disso, compre somente o necessário. Essa é uma forma de aproveitar o mesmo ingrediente para mais de uma preparação e evitar desperdício de alimento e de dinheiro.
  • Planejamento: entenda seus hábitos de consumo e planeje a alimentação do mês considerando o valor do benefício disponível no cartão alimentação.
  • Gerencie o saldo do seu cartão: verifique sempre o saldo do seu cartão alimentação nos sites e aplicativos das empresas que fornecem o benefício, e vá às compras sabendo quanto pode gastar.
  • Tenha sempre a lista de compras em mãos e controle os gastos: quando você entra no mercado, é bombardeado por promoções e propaganda tentando te vender todo tipo de produto. Se estiver com a lista de compras em mãos, é mais fácil controlar os gastos por impulso.
  • Pesquise preço: tente visitar outros mercados e estabelecimentos para comparar os valores dos produtos.
  • A segunda quinzena do mês é a melhor: fazer compras após o dia 15 costuma dar acesso a mais descontos. Isso porque o fluxo de pessoas fica menor nessa época, já que a maioria prefere organizar sua dispensa no início do mês. Como quanto maior a procura, maior é o preço, quando tiver menos gente, os preços serão menores.
  • Preste atenção nas prateleiras: o gerente do mercado sabe que as prateleiras na altura dos nossos olhos são nossa zona de conforto e ali é que vão estar os produtos que ele quer nos vender. Fuja dessa e sempre olhe os produtos que estão no alto ou bem embaixo, são os cantinhos dos melhores preços.
  • Evite passear no mercado: quando estiver no mercado, vá direto às sessões dos itens que estão na sua lista e evite ficar dando voltas.
  • Aproveite promoções corretamente: antes de comprar algo porque o preço está bom, tenha certeza de que precisa.

 

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.