Analistas revisitam setor de papel & celulose: é uma boa entrar agora?

24/09/2021 - 9:06
Papel & Celulose Embalagens Logística Galpão
Na visão de longo prazo, analistas defendem que os fundamentos da celulose seguem bastante sólidos, até mais que outras commodities (Imagem: Reuters/Anton Vaganov)

Com os números do primeiro trimestre em mãos, analistas do Inter Research revisaram suas projeções para o setor de papel & celulose — período marcado por forte demanda resultante das políticas de estímulos econômicos observadas nas principais economias do mundo.

“Conseguimos traçar um panorama para o próximo ano e trazemos nossa visão atualizada sobre o setor, com novos preços-alvos para Klabin (KLBN11) e Suzano (SUZB3), além de iniciarmos a cobertura de Irani (RANI3)”, comenta a analista Gabriela Cortez Joubert, que assina relatório obtido pelo Agro Times.

No mercado de celulose, para o curto prazo, após as quedas observadas nos preços no fim do 2° trimestre, há certa estabilidade e espera-se que a forte demanda implique em maiores volumes de vendas para o 2° semestre deste ano.

“Na visão de longo prazo, acreditamos que os fundamentos seguem bastante sólidos, até mais que outras commodities, como as metálicas, por exemplo. Na Ásia, espera–se um crescimento de 3,2% ao ano até 2030 na demanda de celulose”, enfatiza a especialista, lembrando que a China é a principal compradora da commodity no mundo.

Em relações às companhias, o destaque vai para a Klabin. Mesmo com premissas favoráveis e expectativa de bom resultado operacional da companhia, a analista ressalta que a percepção de risco no país em meio às incertezas locais, especialmente políticas, levam a um prêmio de risco mais elevado e, com isso, uma taxa de desconto maior.

Já a Irani tem sido beneficiada pela maior demanda por embalagens no setor de alimentos — especialmente frigoríficos localizados na região Sul.

“Lembramos que existe uma tendência positiva de uso de embalagens de papel devido à substituição do plástico no transporte e armazenamento de alimentos, mas ressaltamos também que temos visto um avanço no consumo de papel, especialmente para embalagens que exigem um maior nível de printabilidade”, conclui Joubert.

Veja as recomendações do Inter Research no setor papel & celulose, obtidas pelo Agro Times, com preço-alvo e potencial de valorização até o final de 2022:

Empresa Código Preço-alvo (R$) Potencial (%)
Irani RANI3 10 53
Klabin KLBN11 38 61
Suzano SUZB3 75 36

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Em quais ações apostar com a queda das commodities?

A queda das commodities está prevista pelos analistas para acontecer nos próximos meses, o que deve causar uma forte reorganização nos ativos das carteiras de diversos investidores.

Mas em quais ações você deve apostar nesse cenário?

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 24/09/2021 - 9:24

Cotações Crypto
Pela Web