Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

André Brandão renuncia à presidência do Banco do Brasil

18/03/2021 - 18:24
André Brandão
André Brandão entregou pedido de renúncia ao cargo de presidente-executivo da instituição (Imagem: WikiaMedia Commons)

O presidente-executivo do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão, renunciou ao cargo nesta quinta-feira, marcando o desfecho de um desgaste do executivo com o presidente Jair Bolsonaro após o anúncio de demissões e fechamento de agências.

Por meio de fato relevante, o BB informou que o pedido de Brandão, menos de seis meses após ter assumido o cargo, terá efeito a partir de 1 de abril.

O banco não indicou quem será o sucessor do executivo.

O desgaste começou em janeiro, após o BB ter anunciado um plano para fechar 361 agências e abrir um programa de demissão voluntária para 5 mil funcionários, com objetivo de economizar 2,7 bilhões de reais até 2025.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O potencial desgaste político da medida desagradou Bolsonaro, que ameaçou demitir Brandão.

O executivo assumiu o comando do BB em setembro, depois de uma carreira internacional no HSBC. Ele substituiu Rubem Novaes, já indicado neste governo.

O BB passou as últimas semanas negando que tivesse havido pedido do governo federal, controlador do banco, para uma troca no comando e que o mal estar teria sido apenas um problema de comunicação.

No entanto, o próprio Brandão manifestou a interlocutores desconforto em permanecer no cargo, publicou a Reuters no final de fevereiro citando uma fonte com conhecimento do assunto, dias após Bolsonaro ter anunciado a troca do comando da Petrobras.

A saída de Brandão pode reforçar a percepção de investidores de ingerência do governo federal em estatais, cujas ações têm registrado grande volatilidade no mercado nas últimas semanas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 18/03/2021 - 18:51

Pela Web