ApeCoin, ligada ao ecossistema de Bored Ape, é lançada com ‘airdrop’ para comunidade

Vitória Martini
17/03/2022 - 10:24
ApeCoin
O token APE foi criado pela ApeCoin DAO (Imagem: ApeCoin/Reprodução)

Os detentores de tokens não fungíveis (NFTs) da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) receberam outra recompensa por fazerem parte do clube: a ApeCoin (APE), lançada na última quarta-feira (16).

Segundo o Decrypt, o token não foi desenvolvido pelo Yuga Labs, criador da coleção BAYC, mas, sim, pela ApeCoin DAO, em uma tentativa de mostrar descentralização.

“DAO” é a sigla em inglês para “Comunidade Autônoma Descentralizada”, que designa uma estrutura de negócios, em que o controle está distribuído pelos membros da comunidade, ao invés de estar centralizado em uma única figura de autoridade.

De acordo com um comunicado de imprensa, apesar de não ter sido criada pelo Yuga Labs, o estúdio por trás de BAYC está adotando ApeCoin como o principal token para todos os novos produtos e serviços, incluindo o game em blockchain que deverá ser lançado ainda neste ano.

Diferentemente de outras comunidades do tipo, ApeCoin DAO exige somente que os membros tenham um token ApeCoin para participar em votações e na governança da comunidade. Em outras DAOs, os NFTs também podem ser usados para voto.

Distribuição do token ApeCoin

O token APE tem um fornecimento total de um bilhão de unidades, mas uma parte significativa delas já foi distribuída.

De acordo com o site da ApeCoin, 9,75% dos tokens ficará com Yuga Labs, 14% será distribuído entre “contribuidores do lançamento”, 8% será dado aos quatro fundadores de Yuga Labs, e 6,25% será doado à Jane Goodall Legacy Foundation.

Em uma sequência de tuítes, ApeCoin disse que 62% do fornecimento será destinado à comunidade da DAO, e acrescentou que “para todos aqueles que quiserem entrar para a comunidade: ApeCoin estará disponível para todos e deverá ser em breve negociada nas principais corretoras cripto”

Segundo o Decrypt, aqueles que detiverem NFTs tanto de Bored Ape Yacht Club quanto de Mutant Ape Yacht Club (MAYC) também poderão resgatar sua parte de tokens APE.

Os detentores de NFTs BAYC podem resgatar 10 mil APEs por NFT da coleção, enquanto os de MAYC poderão resgatar somente 2 mil APEs por NFT.

A ApeCoin DAO conta também com um comitê com figuras importantes, como o cofundador do Reddit, Alexis Ohanian.

Além dele, o comitê é composto por Amy Wu, diretora de capital de risco e gaming da FTX; Yat Siu, cofundador e presidente da Animoca Brands; Maaria Bajwa, diretora da Sound Ventures; e Dean Steinbeck, presidente da Horizen Labs.

Última atualização por Vitória Martini - 17/03/2022 - 10:26

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto