Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ata do Fed não faz menção à palavra ‘recessão’. Seria só um fantasma?

06/07/2022 - 16:37
Jerome Powell federal reserve recessão eua
Carregando nas tintas: para parte dos analistas, mercado está pintando uma eventual recessão nos EUA como se fosse global  (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS)

Uma recessão da economia dos Estados Unidos vem assustando o mercado financeiro, mas a ata do Federal Reserve divulgada nesta tarde (06) tratou de tranquilizar os investidores globais. Embora afirme que “uma postura ainda mais restritiva” pode ser necessária, o documento referente à reunião de junho do Fed não fez nenhuma menção à palavra. Estariam, então, os integrantes do Fed sem ideia nenhuma do que está acontecendo?

Para o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, o temor do mercado quanto ao risco de uma recessão é apenas um fantasma. “Estão pintando uma recessão como se fosse em caráter global”, avalia, ponderando, contudo, que é a Europa quem corre o grande perigo.

“Os EUA não vão deixar a economia entrar em recessão e os [países] emergentes, ainda que mais fraco, devem continuar a crescer”, emenda o economista da Infinity Asset. Segundo Vieira, a ata do Fed veio dentro do esperado, sem novidades em relação às recentes declarações.

“Não acredite na recessão dos EUA”

Na mesma linha, o economista Anatole Kaletsky, do Gavekal Research, chama a atenção em relação às previsões de recessão nos EUA. “Não acredite nas previsões de recessão nos EUA”, alerta Kalesky, em relatório. Para ele, esse novo consenso do mercado está “completamente errado”. “Quase não há chance de uma recessão nos EUA neste ano ou no início de 2023”, prevê o economista.

O mercado financeiro parece dar o benefício da dúvida, tanto que logo após a divulgação da ata, os índices acionários Dow Jones e S&P 500 firmaram-se em alta, levando junto o Ibovespa, após um início de pregão volátil.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

 

Última atualização por Márcio Juliboni - 06/07/2022 - 16:37

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto