Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Austrália mira comércio com Índia em meio às tensões com China

16/09/2020 - 16:38
Milho
O aumento da população da Índia – que deverá ultrapassar a da China em 2027 – sugere oportunidades contínuas para a Austrália (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

As crescentes tensões entre a Austrália e o governo chinês mostraram a dependência de seu comércio com o país asiático. Agora, o governo australiano busca fortalecer os laços com a Índia, outra gigante da Ásia.

Novas matrículas de estudantes internacionais da Índia aumentaram 32% em 2019 em relação ao ano anterior, e é o mercado de peso de crescimento mais rápido para os serviços australianos.

A Índia ultrapassou a China como a maior fonte de migração líquida para a Austrália, e sua diáspora é a terceira maior do mundo, atrás apenas da China e do Reino Unido.

O aumento da população da Índia – que deverá ultrapassar a da China em 2027 – sugere oportunidades contínuas para a Austrália diversificar o portfólio de comércio. Atualmente, a economia australiana é a mais dependente da China entre países desenvolvidos.

A necessidade de mudar o quadro se acelerou com a deterioração das relações com o governo chinês, na pior crise em 30 anos, após os pedidos de investigação internacional sobre as origens da Covid-19, que foram considerados pelo governo de Pequim como um ataque político.

A China então impôs barreiras à cevada, carne bovina e vinho da Austrália.

Isso fez com que a Austrália buscasse seu aliado democrático fã de críquete para preencher o vazio. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, realizou uma cúpula virtual com seu homólogo indiano Narendra Modi em junho.

Os dois assinaram um acordo no setor de defesa e aprimoraram laços para uma Parceria Estratégica Abrangente. Os ministros de Comércio do Japão, Índia e Austrália concordaram recentemente em trabalhar para alcançar resiliência da cadeia de abastecimento na região do Indo-Pacífico.

“Podemos vender educação e saúde para a Índia e há potencial em ciência e tecnologia”, disse Ian Hall, professor de relações internacionais da Universidade Griffith, em Queensland. “É muito mais o mercado consumidor da crescente classe média da Índia do que bens.”

No entanto, o comércio com a Índia tem seus próprios desafios. O governo é marcado pelo nacionalismo econômico, como mostrado no ano passado, quando deixou a Parceria Econômica Regional Abrangente criada para abrir o comércio.

O governo indiano quer enviar muitas pessoas para a Austrália com vistos de trabalho e não quer reduzir as tarifas, de acordo com o ex-ministro de Comércio australiano, Craig Emerson, que iniciou as negociações de livre comércio Austrália-Índia em 2011, resultando em um comércio bilateral em torno de apenas um décimo dos embarques China-Austrália.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 16/09/2020 - 16:38

Cotações Crypto
Pela Web