Economia

Auxílio Brasil, FED, payroll, Covid: Cinco assuntos quentes para a semana

28 nov 2021, 14:00 - atualizado em 27 nov 2021, 21:22
Coronavírus
A OMS e cientistas trabalham para verificar a rapidez com que a nova variante pode se espalhar e se é resistente a vacinas (Imagem: Pixabay/MintBlack4u)

Evolução do noticiário sobre a nova variante do coronavírus deve mover os mercados, assim como falas de Powell e payroll nos EUA. No Brasil, PIB e possíveis votações da PEC dos Precatórios e Auxílio Brasil são destaques, além de encontros da Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3) com investidores. Veja os principais temas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coronavírus

Mercado segue monitorando os riscos de reaceleração da Covid após a descoberta da nova cepa identificada na África do Sul, que levou a uma forte queda das bolsas, commodities e juros dos títulos soberanos nesta sexta-feira.

A OMS e cientistas trabalham para verificar a rapidez com que a nova variante pode se espalhar e se é resistente a vacinas. A nova ameaça aumenta a preocupação que os investidores já enfrentam com a inflação elevada, aperto monetário e desaceleração do crescimento.

Powell e payroll

Mercado também deve avaliar se a nova variante do vírus reduz a propensão do Fed em apertar a política monetária, com vários pronunciamentos na próxima semana. Presidente Jerome Powell fala três vezes, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, nas duas últimas junto com secretária Janet Yellen.

Outros dirigentes do Fed também falam na semana, assim como o presidente do BOE, Andrew Bailey. EUA ainda terão agenda forte de dados, com destaque para o payroll, na sexta-feira. PMIs na China e reunião da Opep+ também são destaques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIB e fiscal

Investidores acompanharão dados da atividade brasileira que chegam quando a nova cepa do coronavírus ameaça a retomada global e leva à redução nas apostas em altas de juros aqui e no exterior. PIB do 3º trimestre sai em 2 de dezembro, com estimativa de crescimento de 0,1% ante o 2º trimestre, quando o número foi de -0,1%. Semana intensa ainda terá resultado fiscal, IGP-M, dados de emprego, produção industrial, balança comercial e PMIs.

PEC e Auxílio

O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que a PEC dos Precatórios será votada na comissão no dia 30 de novembro. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a PEC é prioridade, mas não garantiu que a votação será mesmo feita na próxima semana, como espera o governo — o que traz preocupação ao mercado. Senadores também devem discutir a MP do Auxílio Brasil, aprovada na Câmara, sem índice de correção.

Petrobras e Vale

Petrobras e Vale estão entre as companhias que promovem encontros com o mercado nos próximos dias. Depois de apresentar seu plano de negócios ajustado para os próximos cinco anos e revisar a política de dividendos, a Petrobras promove nova reunião no dia 30, desta vez em Nova York. Um dia antes, a Vale se encontrará com investidores na capital financeira dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar