BusinessTimes

Balanços do 2º trimestre apontam para impacto da inflação e Selic alta na economia

16 ago 2022, 11:35 - atualizado em 16 ago 2022, 11:35
renda fixa
A maioria das empresas registraram Ebitda melhor, mas a receita caiu. (Imagem: Shutterstock)

A temporada de balanços do segundo trimestre está acabando aqui no Brasil e os resultados das empresas têm uma coisa em comum: eles mostram como anda a economia brasileira e o que mais vem impactando no lucro das companhias.

Até sexta-feira passada (12), 72% das empresas do Ibovespa (IBOV) já tinham divulgado seus resultados e a maioria delas (73%) reportaram Ebitda acima do esperado, aponta a XP Investimentos. A quantia é maior que a do trimestre anterior (63%). Já 14% ficaram em linha com as projeções e os 14% vieram abaixo.

No entanto, quanto à receita, 27% das empresas superaram as expectativas – o número caiu pelo terceiro trimestre consecutivo; 12% foram em linha e 61% vieram abaixo. Esse resultado ainda reflete a inflação alta, que dominou o primeiro semestre, e levou a uma alta da taxa Selic.

Para Vitorio Galindo, analista de investimentos CNPI e head de análise fundamentalista da Quantzed, de maneira geral, os balanços mostram uma certa recuperação.

“Lógico que ainda está longe de uma atividade econômica forte e boa. A inflação e juros altos continuam impactando a economia, mas a gente teve uma sazonalidade mais forte no segundo trimestre”, afirma.

O varejo, por exemplo, é um setor que registrou Ebitda positivo e acima das projeções. No entanto, a taxa de juros e a inflação atrapalharam os resultados, já que as varejistas são empresas que concedem crédito.

“A gente não está tão mal economicamente, considerando tudo o que aconteceu até o momento, com a pandemia, inflação, alta de juros. Ainda assim, a inflação está impactando na atividade econômica, no poder de compra do consumidor, nas margens das empresas”, destaca Vitorio.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.