Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco Central da China descarta total anonimidade de CBDC

22/03/2021 - 14:17
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
china bitcoin bandeira
Especulação de que yuan digital tem a intenção tecnológica de ser uma ferramenta de rastreamento fica mais forte após descarte de total anonimidade da CBDC (Imagem: Unsplash/cliffordgatewood)

Um oficial do Banco Central da China (PBoC, na sigla em inglês) disse que “uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) totalmente anônima não é uma opção” com base no consenso internacional.

No último sábado (20), Mu Changchun, diretor do Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do banco central chinês, afirmou em um fórum que a chamada “anonimidade controlável” é parte essencial das características do yuan digital da China.

É também a primeira vez que o PBoC confirmou publicamente e detalhou amplamente o uso de yuan digital não somente como forma de pagamento, mas também como ferramenta de vigilância financeira de alto nível.

“A condição prévia de anonimidade de CBDCs é de ter risco controlável e ser limitado. Uma CBDC totalmente anônimo não é prático”, disse Mu. Ele acrescentou que a anonimidade controlável é também baseada no consenso internacional.

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

Qualquer característica que não cumpra os propósitos contra lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e evasão de impostos será simplesmente vetada, ele disse.

Segundo Mu, a característica de anonimidade controlável do yuan digital significa que a privacidade se aplica a usuários finais somente quando esses fazem transações entre si, enquanto que os detalhes das transações permanecem visíveis para o banco central e para órgãos reguladores.

As afirmações do diretor do Instituto de Pesquisa de Moeda Digital confirmam o relatório do The Block, de 2020, de que as patentes autorizadas pelo PBoC sugerem que a intenção tecnológica do yuan digital é de ser uma ferramenta de rastreamento financeiro.

Mu disse que haverá consequências severas caso o design do yuan digital da China valorize em excesso a privacidade dos usuários e ignore a supervisão financeira de atividades criminosas.

O diretor citou o amplo uso de Tether (USDT) e de bitcoin (BTC) por criminosos em esquemas de lavagem de dinheiro coletado de atividades econômicas ilegais, como tráfico de drogas e jogos de azar on-line.

Na semana passada, foi noticiado que a extensiva repressão da China a crimes cibernéticos sentenciou, desde novembro de 2020, quase 100 pessoas à prisão por lavagem de dinheiro ao utilizarem tether por meio de mesas de mercado de balcão de cripto no valor de mais de US$ 30 milhões.  

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 22/03/2021 - 14:17

Pela Web