Banco Central da Coreia do Sul inicia testes para uma criptomoeda

06/04/2020 - 14:43
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
bitcoin bandeira coreia do sul
O banco não vai necessariamente “emitir uma CBDC no futuro próximo” porque a demanda por dinheiro ainda existe, mas quer estar preparado para responder “imediatamente” a futuras mudanças no setor de pagamentos (Imagem: Pixabay/cryptostock)

Bank of Korea, o banco central do país, lançou um programa-piloto para testar um won digital.

O banco central afirmou que o programa foi lançado em março e continuará até dezembro de 2021. O programa de 22 meses almeja identificar normas técnicas e jurídicas exigidas para criar e emitir uma criptomoeda.

De uma perspectiva técnica, definirá o design de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês), um método operacional de uma CBDC e se a tecnologia blockchain será viável para implementação.

De uma perspectiva jurídica, o programa analisará problemas jurídicos previstos ao apresentar uma CBDC e, de forma adequada, irá preparar um plano de alteração específico para a lei do Bank of Korea.

Confira o cronograma do programa-piloto:

– design e definição de requisitos da CBDC: 5 meses (de março de 2020 a julho de 2020);
– avaliação de tecnologia: 5 meses (de abril de 2020 a agosto de 2020);
– análise e consultoria do processo comercial: 4 meses (de setembro de 2020 a dezembro de 2020);
– criação e teste do sistema-piloto da CBDC: 12 meses (de janeiro de 2021 a dezembro de 2021).

É importante destacar que o banco disse que não vai necessariamente “emitir uma CBDC no futuro próximo” porque a demanda por dinheiro ainda existe, dentre outros fatores. Porém, precisa estar preparado para responder “imediatamente” a futuras mudanças no setor de pagamentos.

O banco deu a dica de realizar uma pesquisa sobre CBDCs em dezembro de 2019. Na época, estava contratando especialistas para estudar CBDC e analisar as iniciativas de criptomoedas de outros países.

Bancos centrais em todo o mundo parecem ter acelerado suas iniciativas de pesquisa em criptomoedas. Na semana passada, o Banco Central da França também lançou um programa experimental para testar a integração do euro digital em procedimentos de transação.

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), considerado “o banco central dos bancos centrais”, afirmou, recentemente, que uma mudança nos comportamentos de pagamento trazida pela pandemia do coronavírus e preocupações de que o dinheiro físico possa ser um vetor para a propagação da doença, poderiam impulsionar a demanda por métodos digitais como CBDCs.

“Infraestruturas de pagamento resilientes e acessíveis, operadas por bancos centrais, poderiam rapidamente se tornar mais relevantes, incluindo CBDCs para o varejo”, afirmou o BIS.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/10/2020 - 21:28

Cotações Crypto
Pela Web