Empresas

Banco do Brasil (BBAS3): Gabriel Galípolo renuncia ao cargo de conselheiro de administração

03 jul 2023, 18:48 - atualizado em 03 jul 2023, 18:48
Banco do Brasil, Galípolo
Gabriel Galípolo renuncia como conselheiro de administração do Banco do Brasil (Foto: Adriano Machado/Bloomberg News)

O economista Gabriel Galípolo renunciou nesta segunda-feira (3) ao cargo de conselheiro de administração do Banco do Brasil (BBAS3). Galípolo presidia o colegiado da instituição desde o dia 12 de maio.

Até pouco tempo atrás, Galípolo era o secretário executivo do Ministério da Fazenda, considerado o braço direito do ministro Fernando Haddad. Porém, ele deixou a pasta após ser indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC).

Para assumir a função de diretor do BC, no entanto, o economista precisará ser aprovado pela maioria absoluta do Senado — 41 votos, no mínimo. A sabatina de Galípolo na Casa Alta está marcada para esta terça-feira (4).

Quem é Gabriel Galípolo?

Com passagens pelo setor público e financeiro, o economista Gabriel Galípolo será o próximo diretor de Política Monetária do Banco Central.

Mestre em Economia Política pela PUC-SP, mesma universidade onde se formou em Ciências Econômicas e já lecionou, Galípolo presidiu o Banco Fator entre 2017 e 2021.

Antes disso, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento de São Paulo, na gestão de José Serra.

Além disso, atuou como professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pesquisador do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar