Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco Indusval vende fatia da Guide Investimentos por R$ 120 milhões a controlador

13/12/2019 - 11:01
Banco Indusval
Participação minoritária do banco na Guide é de 20% (Imagem: Site do Banco Indusval)

O Banco Indusval divulgou nesta sexta-feira que assinou contrato para a venda de participação minoritária correspondente a 20,196% da Guide Investimentos por 120 milhões de reais para Roberto de Rezende Barbosa, atualmente, acionista controlador e presidente do conselho de administração do banco.

Em contrapartida à alienação da totalidade das 95.886 ações preferenciais de emissão da Guide, Barbosa pagará o preço total à vista, quando da consumação da operação, mas o preço de aquisição está sujeito a eventuais ajustes positivos a serem apurados em decorrência de determinados eventos de liquidez, e, ainda, a eventual ajuste negativo de até 1 milhão de reais.

A operação, como de praxe em casos similares, está sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas previstas no contrato.

Banco Central
A consumação da operação, se efetivada, contribuirá para a elevação do índice de Basileia determinado pelo Banco Central (Imagem: Flickr Banco Central)

De acordo com o fato relevante, a operação foi aprovada em reunião do conselho de administração do banco em 12 de dezembro de 2019, sem qualquer intervenção ou voto do controlador.

“A aprovação do conselho levou em consideração, dentre outros elementos, relatório de avaliação econômico financeira preparado por avaliador independente, bem como parecer favorável emitido por Comitê Especial, formado pelo conselheiro independente Walter Iorio e pelo diretor Guilherme Gonzalez Cronemberger Parente”, afirmou.

Ainda de acordo com o banco, a consumação da operação, se efetivada, contribuirá para a elevação do índice de Basileia determinado pelo Banco Central.

O Banco Indusval também disse que em conjunto com seus acionistas controladores vem avaliando alternativas para solucionar desenquadramento relacionado às ações em circulação no mercado (free float).

De acordo com a instituição, com a homologação de seu aumento de capital pelo BC em junho, o free float do banco ficou abaixo do percentual mínimo determinado pelo Regulamento de Listagem do Nível 2 da B3.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Lucas Simões - 13/12/2019 - 11:03