Barata, Cosan (CSAN3) carrega desconto de 20%, diz BTG

Lorena Matos
24/05/2022 - 17:02
Cosan
BTG Pactual recomenda compra de papéis da Cosan, que se mantém crescendo em meio às taxas crescentes (Imagem: divulgação)

Após a Cosan (CSAN3informar que sua subsidiária de lubrificantes, a Moove, assinou acordo para adquirir a PetroChoice por U$ 479 milhões nesta segunda (23), o BTG Pactual estimou que desconto que a holding carrega seja de 20% e recomendou a compra dos papéis.

Para o banco, o tamanho do cheque representa proporcionalmente 4,4% do valor de mercado da Cosan e é mais um movimento em linha com a estratégia da empresa de aumentar os negócios em que já atua ou vê vantagens competitivas.

“No verso do cálculo do envelope, o múltiplo de entrada de US$ 2 mil/m3 para PetroChoice parece convincente, ao nosso ver. Isso representa um desconto de 41% em nossa feira Moove NAV (Valor do ativo líquido) de US$ 3,4 mil/m3 com base nas finanças de 2021. Supondo que ambos os negócios tenham rendimentos semelhantes margens operacionais, pode haver espaço para potenciais sinergias”, diz o relatório.

BTG vê aqusição da PetroChoice como ação bem-vinda

Para o BTG, a decisão de adquirir a PetroChoice pode acelerar o processo de desbloqueio de valor da Moove.

“A administração da Cosan recentemente reforçou suas intenções de listar todas as suas subsidiárias em algum ponto. Após flutuar Rumo e Raízen, esse processo deve acontecer de forma gradual à medida que os negócios amadurecem e ganham a escala necessária. Acreditamos que a aquisição de PCs em um passo importante nessa direção para a move”, aponta.

Cosan se mantém crescendo em meio às taxas crescentes

O BTG destaca que o histórico e a avaliação apoiam o crescimento acelerado da recomendação de compra.

A Cosan, em tempos de aumento do custo de capital, parece ter pesado sobre o desempenho do preço das ações, aponta.

“Mas, na verdade, achamos que a recente gestão e decisões de alocação de capital reforçam sua racionalidade, que ao mesmo tempo parece preservado. Isso, juntamente com um histórico de execução testado pelo tempo, nos traz conforto para reiterar nossa posição positiva sobre o caso”, diz o relatório.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 25/05/2022 - 7:18

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto