Economia

BCE aumenta taxa de juros na zona do euro em 0,75 pp

08 set 2022, 9:15 - atualizado em 08 set 2022, 9:29
BCE
A alta já era esperada pelo mercado, uma vez que a inflação na região atingiu um novo recorde. (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa básica de juros na zona do euro em 0,75 ponto porcentual nesta quinta-feira (8). Este é o segundo reajuste no ciclo de aperto monetário, que começou com a alta de 0,50 pp em julho – a primeira em 11 anos. 

A alta já era esperada pelo mercado, uma vez que a inflação na região atingiu um novo recorde. Os dados preliminares de agosto apontam para uma taxa anual de 9,1%, superando o patamar anterior de 8,9%. Vale lembrar que o BCE tem uma meta de inflação de 2%.

Os maiores vilões do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) são os preços de energia e de alimentos. Mas mesmo o núcleo do CPI, que desconsidera os preços desses grupos,  teve uma alta anual de 4,3% em agosto.

O BCE revisou as suas projeções de alta da inflação para 8,1% em 2022; 5,5% em 2023; e 2,3% em 2024. Além disso, é esperada uma estagnação da economia nos próximos meses, sendo que a condição deve se manter ao longo do primeiro trimestre do ano que vem.

Novas altas

De acordo com o comunicado, o conselho do BCE espera, nas próximas reuniões, voltar a aumentar as taxas de juro para controlar a inflação persistente.

“As futuras decisões do Conselho do BCE sobre as taxas de juro diretoras continuarão a depender dos dados e a seguir uma abordagem reunião a reunião.”

Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin