Bancos

BCE avalia efeito da crise sobre bancos antes de próximos passos

19 maio 2020, 12:21 - atualizado em 19 maio 2020, 12:21
BCE Banco Central Europeu
O BCE ainda pode agir rapidamente caso a necessidade surgir antes, disseram (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Reguladores do setor bancário da Europa planejam esperar até o fim do terceiro trimestre antes de decidir se devem conceder mais alívio ou iniciar um retorno gradual a demandas mais rigorosas, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após oferecer flexibilidade sem precedentes aos bancos para ajudar a manter o fluxo de crédito para a economia, reguladores do conselho fiscal do Banco Central Europeu agora querem avaliar como as instituições serão afetadas pelo impacto do vírus, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O BCE ainda pode agir rapidamente caso a necessidade surgir antes, disseram.

Uma porta-voz do BCE não comentou.

O BCE permitiu que os bancos acessem reservas de capital acumuladas nos bons tempos para atender à maior demanda por crédito e para absorver perdas com empréstimos inadimplentes por causa da pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após três rodadas desde meados de março, o BCE adiou outras medidas, embora parlamentares agora estejam revendo a flexibilização da MiFID II, regras que, segundo os bancos, corroeram receitas e aumentaram custos.

Outubro é o primeiro mês do quarto trimestre e deve haver mais clareza sobre os empréstimos de risco dos bancos até lá. Balanços do primeiro trimestre mostraram que os bancos fizeram suposições muito diferentes sobre o desempenho da economia neste ano quando calcularam provisões para empréstimos duvidosos.

O Bundesbank da Alemanha disse neste mês que o risco de crédito terá um impacto cada vez maior a partir do terceiro trimestre.

O BCE forneceu aos supervisores estimativas sobre o potencial aumento de empréstimos duvidosos em cada país, mas reguladores nacionais ainda querem informações mais detalhadas sobre os níveis de capital e provisionamento de cada banco, disseram as pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BCE também pediu aos bancos que adiassem o pagamento de dividendos até pelo menos outubro. A primeira rodada de alívio em março incluiu o adiamento do prazo para que bancos resolvessem certas deficiências em seis meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar