Bilionário Mark Cuban comenta colapso do token TITAN após grande liquidação de mercado

22/06/2021 - 10:03
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Uma grande “baleia” se desfez do token TITAN. Após a grande venda, novas stablecoins foram emitidas pela rede, diluindo o preço das posses em TITAN de outros participantes do mercado, além de perpetuar a queda (Imagem: Medium/Iron Finance)

Até bilionários não estão imunes às quedas de mercado no setor de finanças descentralizadas (DeFi).

Mark Cuban — o empreendedor em série e dono do time americano de basquete Dallas Mavericks — foi manchete na semana passada por ter investido no Iron Finance, bifurcação do projeto de stablecoin Frax. O preço do token TITAN despencou para quase zero depois de subir para US$ 65.

(Imagem: CoinGecko)

“Fui afetado assim como todo mundo”, tuitou Cuban, que poderia ter aproveitado a apreciação de TITAN, a moeda do Iron Finance.

Basicamente, o que aconteceu foi que um vendedor em grande escala do TITAN se desfez do token da rede. Após a grande venda, novas stablecoins foram emitidas pela rede, diluindo o preço das posses em TITAN de outros participantes do mercado, além de perpetuar a queda.

“Nunca pensamos que isso fosse acontecer, mas aconteceu. Apenas passamos pela primeira maior corrida aos bancos em cripto do mundo”, disse o projeto em uma publicação “post-mortem”, após a liquidação.

Cuban que, recentemente, havia publicado um artigo em defesa do mercado DeFi, ainda acredita no mercado.

Como consequência do Titan, Cuban virou manchete por ter pedido pela regulamentação de stablecoins, argumento que a “regulamentação defina o que é uma stablecoin e que tipo de garantia é aceitável”.

Em entrevista a Frank Chaparro, do The Block, Cuban compartilhou sua opinião sobre a queda do TITAN e as DeFi. Ele se negou a comentar sobre a regulamentação de stablecoins.

Chaparro: Quais são os maiores pontos forte que as DeFi têm sobre as finanças tradicionais?

Cuban: a falta de atrito nas transações, a apermissividade e acessibilidade para todos e a capacidade de a comunidade direcionar a atividade (pense na possibilidade de realizar empréstimos locais) e o melhor uso de capital.

Fornecedores de liquidez, stakers, validadores são exclusivos em cripto e podem permitir que projetos escalem bem mais rápido e tenham eficiência de capital em comparação às finanças tradicionais.

Chaparro: Como o incidente com o TITAN impactou sua opinião sobre o setor?

Cuban: Não impactou. Foi minha culpa não ter feito a lição de casa. Geralmente, eu sabia o que acontecia com cada transação, mas a escala das recompensas devia ter sido um motivo suficiente para projetar todos os resultados possíveis.

Se eu tivesse passado algumas horas com uma planilha, eu teria me informado melhor sobre os riscos. Eu ainda poderia ter tomado esses riscos, mas estariam mais evidentes.

Chaparro: Quem te apresentou o projeto?

Cuban: Eu o vi na internet.

Chaparro: Quais são suas métricas para investir em projetos? Quão diferentes são da forma com que você investe em empresas e startups?

Cuban: Existem investimentos e existem equívocos, onde você sabe que existe risco, mas acredita que a vantagem pode compensá-lo. Achei que eu deixaria TITAN acumular e não ser ganancioso para, em alguns dias, sacá-lo.

Porém, é claro que eu nunca cheguei lá. Isso mostra a importância de haver uma comunidade vibrante. Se a comunidade talvez fosse mais ativa e maior, alguém teria alertado sobre os riscos do tipo de uma corrida aos bancos que abalou Iron Finance.

Além disso, talvez seria necessário haver uma comunidade de auditores ou uma simulação em inteligência artificial de rede de testes que opera combinações de cada cenário possível para evitar que isso aconteça novamente.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/06/2021 - 10:04

Cotações Crypto
Pela Web