CryptoTimes

Bitcoin (BTC) influencia corrida presidencial norte-americana; entenda

10 jul 2024, 14:09 - atualizado em 10 jul 2024, 14:09
bitcoin eua corrida eleitoral
Enquanto Trump adota discurso pró-Bitcoin e outras criptomoedas, agentes afirmam que Biden deveria fazer o mesmo (Imagem: designs de Fernando Cortes/ Canva Pro)

Além do republicano Donald Trump e do democrata Joe Biden, outro personagem pode movimentar a corrida presidencial dos Estados Unidos (EUA): o Bitcoin (BTC).

O ex-presidente Trump já havia se declarado um “criptopresidente” e prometeu acabar com a “guerra contra as criptomoedas”. Recentemente, ele também manifestou seu desejo de que todo o BTC restante nos EUA fosse minerado e sua campanha começou a aceitar doações em criptomoedas.

O Comitê Nacional Republicano também vêm adotando um discurso mais favorável às criptomoedas, defendendo o direito à mineração de Bitcoin, e lançou o programa “GOP Plataform 2024 — Faça a América Grande de Novo!”.

Segundo o documento do partido republicano, “os republicanos acabarão com a repressão ilegal e antiamericana dos democratas às criptomoedas e se oporão à criação de uma Moeda Digital do Banco Central”.

  • Não é só Bitcoin e Ethereum: economista monta lista de criptomoedas “fora do mainstream” para investir R$ 1 mil ainda este ano e ir em busca de valorizações exponenciais; confira

Para Sebastián Serrano, CEO e cofundador da Ripio, empresa de tecnologia blockchain multiprodutos, uma das causas para a volatilidade que o Bitcoin apresentou durante os últimos dias é o cenário de incerteza política nos EUA, além da liquidação de tokens da Mt. Gox e da venda de Bitcoins apreendidos pela Alemanha.

Para Serrano, “os cenários são: se Trump vencer, seria positivo em termos regulatórios para o ecossistema da economia digital, já que a administração atual é anticripto”.

“Se Biden vencer, pode ser negativo para o mercado. É provável que vejamos um movimento lateral no preço até que o quadro fique mais claro”, afirma.

Biden ainda pode adotar um discurso favorável às criptomoedas

A relação do governo Biden com as criptomoedas foi turbulenta em 2024, com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês), Gary Gensler, escolhido pelo democrata, adotando posições desfavoráveis à aprovação dos ETFs (fundos de índice) de Bitcoin à vista.

Uma das expectativas é de que Trump indique um nome à SEC mais favorável ao setor cripto.

Para a Câmara do Progresso, um grupo comercial americano que representa empresas de tecnologia, Biden ainda possui chances de adotar uma posição favorável às criptomoedas.

“O ex-presidente Donald Trump aproveitou a falta de clareza do governo para reverter sua posição sobre as criptomoedas e retratá-lo [Biden] como um oponente da liderança tecnológica e do progresso econômico americano”, afirmou a Câmara do Progresso.

“Embora [Trump] tenha recentemente mudado de ideia em relação às criptomoedas, você ainda tem a oportunidade de fornecer a clareza regulatória que os eleitores estão pedindo”, finalizam.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.