Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Como analisar o noticiário “oficial” dos criptoativos?

02/05/2020 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Existem padrões da indústria bem-estabelecidos e convenções de mercado associadas com o processamento de Ações Corporativas (Imagem: Freepik)

Nos mercados de capital próprio e de dívidas, existe uma mini-indústria para a publicação, o rastreamento e processamento de “Ações Corporativas”.

Esses anúncios formais de mercado, usado por emissores para relatar eventos que podem ter implicações financeiras para seus acionistas, podem comprometer questões significativas como pagamento de dividendos, desdobramento de ações, questões de direito, fusões e aquisições. No Brasil, por exemplo, são os comunicados enviados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Eles também podem incluir eventos administrativos, como mudanças no nome da empresa ou nomeações.

Dada sua importância nos mercados públicos, existem padrões da indústria bem-estabelecidos e convenções de mercado associadas com o processamento de Ações Corporativas.

De fato, as bolsas de valores publicam serviços especializados de informações especificamente para a disseminação desses anúncios.

Participantes essenciais das Ações Corporativas, além dos próprios emissores, são Registros Compartilhados, Fiduciários de Fundos, Custodiantes, Agentes de Pagamentos e Corretores.

Entre eles, esses intermediários são responsáveis por tarefas como o pagamento e distribuição de dividendos; atualização de participações pela alocação de ações preferenciais, desdobramento de ações e fusões; e pelo processamento do voto de acionistas em quaisquer eventos corporativos que exigem sua aprovação.

Brave New Coin se dedica a fornecer recursos significativos para pesquisa, coleta, padronização e análise de dados sobre criptoativos (Imagem: Freepik)

Em comparação, cripto ainda é uma classe de ativos relativamente nova, com 10 anos de existência, cujo público está crescendo e rápido.

Provavelmente, esse é o primeiro exemplo de uma classe de ativos cujo alvo foi o varejo, no quesito de tomar uma abordagem distribuída/descentralizada e ascendente para a emissão. Isso também se aplica à evolução dos padrões da indústria e convenções em mercados cripto.

Nos últimos seis anos, a Brave New Coin (BNC) investiu iniciativas e recursos significativos no desenvolvimento da infraestrutura de dados a nível institucional, para o rastreamento da performance de mercado de centenas de criptoativos. Isso envolve processos constantes e consistentes de pesquisa, coleta, padronização e análise de dados.

Seja para o rastreamento de dados “on-chain” e “off-chain” (dentro e fora do blockchain), incluindo sobre corretoras, fornecimento, carteiras, volumes de negociação, notícias, redes sociais e sentimento, é necessário um processo de triangulação para comparar e reconciliar diferentes fontes.

Por exemplo, não existem duas corretoras que usam exatamente as mesmas configurações de parâmetros de dados em interfaces de programação de aplicações (API).

bnc pro
BNC Pro ajuda investidores, gestores e corretoras a visualizar o ciclo de vida dos ativos e seus pares de negociação (Imagem: BNC Pro)

Dito isso, a combinação da Taxonomia, o mecanismo Market Data e o feed de notícias em tempo real, além de análises “on-chain”, significa que a BNC pode fornecer uma visão completa sobre o ciclo de vida de cada criptoativo rastreado.

– A Taxonomia é uma base de dados de identificadores únicos, símbolos de cotações (tickers), dados de referência, dados descritivos e atribuições técnicas.

– O mecanismo Market Data fornece preços intradiários e de fechamento de mercado para mais de 1,5 mil ativos, abrangendo mais de 200 corretoras e 6,5 mil mercados desde 2014.

– O feed de notícias fornece perspectivas estruturas em quase tempo real.

Ações Corporativas no contexto de criptoativos

A Ação Corporativa mais visível na indústria cripto é a Bifurcação Drástica (do inglês “Hard Fork”), análoga a uma Cisão ou um Desdobramentos de Ações no mercado tradicional.

Se detentores do Ativo A puderem receber um número comparável do Ativo B como resultado de uma bifurcação, é um processo similar ao Desdobramento, em que ações são divididas em dois valores mobiliários diferentes.

Por outro lado, um Desdobramento de Ações de proporção 2:1 que surge de um aumento na emissão pendente de ações também iria beneficiar um detentor original. Embora nenhum dos cenários seja completamente equivalente a uma Bifurcação Drástica, servem para efeito de comparação.

Muitos termos que parecem complicados no mercado cripto podem ser comparados a processos no mercado tradicional (Imagem: Freepik/macrovector)

Em segundo lugar, “airdrops” ou outras emissões no mercado poderiam ser consideradas como uma forma de Ação Corporativa, em que novos ativos são emitidos para detentores existentes de carteira.

Novamente, esses cenários são exclusivos em cripto, e não necessariamente são consistentes com ações tradicionais ou mercados de dívida.

Em terceiro lugar, queimas de tokens podem ser consideradas como uma forma de recompra ou reembolso de ações, dependendo dos mecanismos específicos, e sobre como o valor é revogado ou transferido como resultado de uma alteração na demanda.

Em quarto lugar, qualquer nova listagem ou deslistagem de um token em uma corretora constitui uma forma de Ação Corporativa, já que a demanda pode aumentar e a liquidez de mercado pode diminuir, assim como a atividade de preço.

Por fim, uma mudança no nome do token ou no código de sua cotação também seria considerada uma Ação Corporativa, já que sistemas de dados precisariam ser adequadamente atualizados.

Criptoativos possuem atividades específicas dessa classe de ativos, que podem impactar no volume de fornecimento e, assim, a capitalização de mercado e o preço (Imagem: Freepik)

Por que Ações Corporativas de Criptoativos são importantes?

Por não existirem padrões da indústria para identificadores de cripto, não há padrão para acontecimentos de Ações Corporativas. Cada corretora de criptoativos tem seu próprio processo para realizar anúncios de mercado sobre novas listagens ou deslistagens, gerenciar contas suspensas e lidar com bifurcações drásticas.

Como mencionado anteriormente, criptoativos possuem atividades específicas dessa classe de ativos, que podem impactar no volume de fornecimento e, assim, a capitalização de mercado e o preço.

É por isso que a Brave New Coin se dedica ao rastreamento e ao cálculo do fornecimento de livre flutuação ou em circulação, refletindo nos dados de precificação e de capitalização de mercado. A BNC também investe iniciativas consideráveis em analisar volumes de negociação “falsos” ou não verificados.

Entender o impacto das Ações Corporativas nos mercados cripto é tão importante quanto entendê-lo nos mercados tradicionais.

– Caso haja uma listagem ou deslistagem, pode ser que alguns investidores não possam mais deter um token se as únicas listagens estiverem disponíveis em corretoras ou plataformas não regulamentadas que operem fora da jurisdição permitida do investidor.

– Caso haja uma bifurcação drástica, se o “novo” ativo não cair em um mandado de investimento ou limite de risco do gerente do fundo, o fundo talvez tenha de retirar os tokens bifurcados e, como um comprador indisposto, o fundo possa sofrer uma perda.

– Caso haja um “airdrop”, um investidor pode descobrir que está investindo demais em uma subclasse específica de ativos que, a menos que possa rebalancear seu portfólio adequadamente, possa ter que reduzir a porcentagem do novo ativo.

bnc pro
A BNC Pro foi criada para rastrear a posse de clientes por meio de suas contas em corretoras ou por meio de registros preenchidos manualmente e arquivos CSV (Imagem: BNC Pro)

A Brave New Coin pode ajudar

Além dos dados de precificação intradiários e de fechamento de mercado, tanto momentâneos como históricos, a Brave New Coin mantém um registro de cada criptoativo sendo rastreado, junto com os dados que começaram a gerar preços e se ainda está “ativo”.

É claro, a listagem de eventos e preços irá variar de corretora para corretora. Diferente de uma oferta inicial de produto (IPO), criptoativos podem ser listados em diversas corretoras, em diferentes épocas e com diferentes preços.

Atualmente, não há padrões da indústria, como os da Comissão sobre Procedimentos Uniformes de Identificação de Segurança (CUSIP, na sigla em inglês) e os Números de Identificação Internacional de Títulos (ISIN) para criptoativos e emissores.

Em vez disso, existem algumas práticas de mercado e de indústria. As mais semelhantes são o uso de símbolos de cotação para cada ativo, mas até esses são autodefinidos.

Não são emitidos por um registro central e dependentes de uma combinação de “quem chegar primeiro, aproveita mais” ao reivindicar um símbolo de cotação específico e a convenção de mercado em concordar e aderir ou reconhecer o uso desses símbolos.

Porém, a Taxonomia da BNC incorpora um único identificador para cada ativo, mercado e corretora. Se houver qualquer variação no nome ou no símbolo — isso geralmente é feito de forma unilateral e sem aviso ou consulta —, a BNC pode fornecer uma sequência contínua de dados para cada ativo.

bnc pro
Feed de notícias da BNC ajuda investidores a se manterem atualizados sobre acontecimentos da indústria cripto (Imagem: BNC Pro)

O feed de notícias da BNC Pro pode ser usado para rastrear acontecimentos, como listagens, bifurcações e outras atividades. O feed de notícias pode ser filtrado por Palavra-chave, Sentimento, Ativo e Categoria.

Por fim, para administradores de fundo, gestores de riquezas e planejadores financeiros que precisam rastrear a posse de seus clientes em diversos portfólios, corretoras e mercados, recentemente, a Brave New Coin lançou BNC Pro, uma solução integrada de gestão de portfólio.

BNC Pro foi criada para rastrear a posse de clientes por meio de suas contas em corretoras ou por meio de registros preenchidos manualmente e arquivos CSV.

Além de fornecer acesso a precificação, notícias e análises da BNC em tempo real, usuários da BNC podem exportar relatórios para cada portfólio, com a data de transação, quantia, taxas, e tipo de transação.

Os relatórios de transação de clientes podem ser filtrados por Portfólio, Ativo, Corretora e variação de dias. Usuários também podem acompanhar tags e notas customizadas. Relatórios personalizados sobre transações podem ser baixados como modelos e exportados como arquivos CSV ou PDF, prontos para o uso de contadores e consultores fiscais.

BNC Pro, a plataforma digital de gestão de riquezas da Brave New Coin, está no ar. Gerencie descomplicadamente suas atividades de criptoativos com a BNC Pro, um conjunto seguro e unificado de aplicações. Pesquise, rastreie, visualize, analise, informe, otimize e muito mais.

Inscreva-se gratuitamente na BNC Pro.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Gustavo Kahil - 02/05/2020 - 12:21