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Boeing sonda Delta e outras aéreas para vender unidades do 737 MAX

01 out 2020, 15:49 - atualizado em 01 out 2020, 15:49
Boeing 737
A proibição do 737 MAX após dois acidentes fatais já havia causado o afastamento de algumas operadoras e o número de jatos não vendidos disparou (Imagem: REUTERS/David Ryder)

A Delta Air Lines está entre as companhias aéreas que a Boeing abordou para vender dezenas de jatos 737 MAX construídos para clientes que desistiram de seus pedidos ou quebraram, disseram duas pessoas a par do assunto.

À medida que o 737 MAX se aproxima de um voo comercial após um encalhe de 18 meses, a Boeing está lutando para encontrar compradores para os chamados “caudas brancas” – jatos pintados de branco, aguardando uma pintura da companhia aérea ou cujos esquemas de cores precisam ser trocados.

A proibição do 737 MAX após dois acidentes fatais já havia causado o afastamento de algumas operadoras e o número de jatos não vendidos disparou, pois a pandemia de Covid-19 dizimou a demanda por viagens aéreas e novas aeronaves.

A Boeing discutiu com a Delta a obtenção de 40 dos 737 MAX “caudas brancas”, disseram as pessoas. A Boeing e a Delta não quiseram comentar.

Das quatro maiores companhias aéreas dos Estados Unidos, a Delta é a única sem o MAX. Um pedido da Delta, cujas relações com a Boeing ficaram desgastadas nos últimos anos, seria uma surpresa, disseram fontes do mercado.

Seus compromissos de 14,2 bilhões de dólares em 30 de junho são principalmente para os jatos Airbus. Para combater a pandemia, a Delta estacionou jatos e o presidente-executivo, Ed Bastian, disse em julho que estava tentando minimizar as entregas nos próximos dois anos e que não pretendia gastar dinheiro em aeronaves “por algum tempo”.

Boeing
A Boeing discutiu com a Delta a obtenção de 40 dos 737 MAX “caudas brancas”, disseram as pessoas. A Boeing e a Delta não quiseram comentar (Imagem: Boeing)

A oferta da Boeing ilustra um dos principais desafios que ela enfrenta quando um MAX modificado com atualizações de segurança recebe a aprovação para voar novamente.

Isso inclui restaurar a confiança no avião, eliminar um acúmulo de jatos não entregues em um momento em que a indústria está encolhendo e aumentar as taxas de produção.

A Boeing montou cerca de 460 737 MAX cuja entrega foi congelada desde o encalhe no ano passado. A Jefferies estima que isso some 16 bilhões de dólares em estoque.

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