Estados

Bolsonaro nos EUA e aliados em São Paulo e Santa Catarina; veja onde estão antigos membros do governo federal

02 jan 2023, 14:47 - atualizado em 02 jan 2023, 14:47
Jair Bolsonaro presidente república acena apoiadores fim de mandato frases polêmicas balanço governo
Bolsonaro foi para os Estados Unidos sem data definida para o retorno ao Brasil (Imagem: Ag. Brasil/ Valter Campanato)

Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não define com clareza seu futuro e passa uns dias nos Estados Unidos com sua família, antigos membros de seu governo se acomodam em administrações estaduais ou assumem cargos eletivos.

Reeleito como governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nomeu o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres para comandar sua Secretaria de Segurança Pública.

Em São Paulo, o governador Tarcisio de Freitas (Republicanos) nomeou ao menos quatro ex-membros do governo Bolsonaro para compor sua gestão.

À frente da Secretaria de Fazenda e Planejamento de São Paulo, por exemplo, estará Samuel Kinoshita, assessor especial do Ministério da Economia e considerado “braço direito” do ex-ministro Paulo Guedes.

Já o ex-presidente da Petrobras Caio Paes de Andrade estará à frente da Secretaria de Gestão e Governo Digital. E Wagner Rosário, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), comandará a Controladoria-Geral do Estado de São Paulo.

José Vicente Santini, antigo assessor especial de Jair Bolsonaro, vai chefiar o escritório de representação de São Paulo em Brasília.

Em Santa Catarina, Valdir Colatto (PL) foi indicado como secretário da Agricultura, Aquicultura e Pesca do estado. O deputado federal foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro durante a gestão Bolsonaro

Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil, cumpre mandato no Senado Federal até 2026. Além disso, outros nove ex-ministros de Bolsonaro foram eleitos para o Congresso Nacional no pleito de 2022.

Há ainda aqueles que retornam à reserva do Exército Brasileiro, como o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno.

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.