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Caiu a ficha para o Nubank (NUBR33): entenda por que os mercados estão adorando os resultados do 4T22

15 fev 2023, 13:22 - atualizado em 15 fev 2023, 13:27
Nubank
Resultados do roxinho agradam o investidor e ações sobem bem em NY nesta quarta-feira Imagem: Freepik/Montagem: Julia Shikota

Os resultados corporativos do Nubank (NU;NUBR33) são bem recebidos pelos mercados, o que sustenta uma alta de 6,5% das ações no pregão da Nasdaq. No ano, as ações do Nubank avançam 31%. A BDR do ‘roxinho’ negociada na B3 também acompanha a euforia e sobe mais de 7%.

Em números gerais, a receita trimestral da empresa foi de US$ 1,45 bilhões, acima dos US$ 1,39 bilhões previstos por analistas. O montante representa um avanço de 138% em relação à cifra apresentada no mesmo período em 2021. Já o lucro líquido de US$ 58 milhões no trimestre, denotando um  LPA (lucro por ação) de US$ 0,02, ficou em linha com o esperado.

Além disso, o retorno sobre patrimônio (ROE) da operação brasileira do Nubank foi de 35%, na base anualizada.

Para Guilherme Zanin, analista da Avenue, os números do último trimestre de 2022 mostram que a fintech “parece ter entendido o ambiente econômico inóspito e busca entrar em consonância com a demanda de apresentar maior robustez financeira e lucros líquidos crescentes”.

A sensação dos mercados é mesmo de que caiu a ficha do Nubank. Afinal, após um 2022 quase todo turbulento, a fintech volta a engatar dois trimestres consecutivos com lucro líquido e aumento de receita.

O que você precisa saber do balanço do Nubank

Dados consolidados ao final do ano passado mostram que 44% dos brasileiros adultos têm conta no roxinho. O Nubank obteve 4,2 milhões de novos clientes no quarto trimestre de 2022 e 20,7 milhões no acumulado de 2022, fechando o ano com um total de 74,6 milhões de usuários globalmente. Desse total, 70,9 milhões são brasileiros, ou seja, quase 50% da população adulta do país.

O crescimento foi de 38% na comparação anual, o que consolida a posição do Nu como a quinta maior instituição financeira do Brasil. É também a sexta maior da América Latina, ambos em número de clientes ativos.

Confira outros números que os mercados aplaudem

ROE de dar inveja: Além de ter apresentado um lucro ajustado que equivale os US$ 133 milhões, o Nubank impressionou os mercados ao apresentar um retorno sobre patrimônio de nada menos do que 35%. O número é um dos mais altos do setor financeiro, superando figurões como Banco do Brasil (BBSA3), Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4).

Volume de compras em alta: O volume de compras com cartão de crédito aumentou 54% no quarto trimestre de 2022 e 73% no ano inteiro. A Nu Holding detém 12% de participação no mercado local de cartões de crédito em termos de volume de compras.

‘Pegada’ em mercados internacionais: no México, o segundo maior mercado do Nubank, a base de clientes cresceu 3,2 milhões no final de 2022, registrando um crescimento de 129%. Na Colômbia, o Nu apresentou seu maior crescimento em termos relativos, alcançando 565 mil clientes e já representando 38% dos novos cartões de crédito do mercado.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
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