Estados Unidos (EUA)

Calote dos EUA nos investidores está bem próximo; veja em qual mês é esperado

09 maio 2023, 8:48 - atualizado em 09 maio 2023, 8:48
eua
Calote dos EUA pode acontecer nos próximos meses caso o limite da dívida federal não suba. Entenda as consequências. (Imagem: Unsplash/Robert Linder)

O calote dos EUA nos investidores está próximo, com o governo descumprindo suas obrigações de pagamento entre o início de junho e o início de agosto.

Portanto, isso pode acontecer caso não haja um aumento no limite da dívida federal, disse o instituto de pesquisa Bipartisan Policy Center nesta terça-feira (9)

Consequentemente, o instituto sinaliza a pressão de uma queda na receita tributária dos EUA.

O período inicial da mais recente estimativa do instituto centrista para o chamado “dia X” alinha-se ao da secretária do Tesouro dos EUA.

Então, Janet Yellen alertou na semana passada que uma inadimplência pode ocorrer já em 1º de junho.

Calote nos EUA

O Bipartisan Policy Center (BPC) estimou em fevereiro que a data X poderia ocorrer entre o verão e o início do outono nos Estados Unidos.

Mas agora vê um calote muito mais cedo se o Congresso não conseguir aumentar o limite de empréstimo de 31,4 trilhões de dólares.

“As próximas semanas são críticas para avaliar a força dos fluxos de caixa do governo”, disse Shai Akabas, diretor de política econômica do BPC.

“Se uma solução não for alcançada antes de junho, os formuladores de política monetária podem ficar jogando roleta russa diariamente com toda a fé e crédito dos Estados Unidos, arriscando um desastre financeiro para seus constituintes e para o país.”