Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Câmara: Comissão mantém permissão para mineração no entorno de unidades de conservação

18/09/2019 - 14:35
Arnaldo Jardim
Arnaldo Jardim recomendou a rejeição da projeto de lei: “se essa proposta vingar, terremos que fechar Carajás” (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Minas e Energia rejeitou nesta quarta-feira (18) proposta que proíbe a mineração em faixa de dez quilômetros no entorno de unidades de conservação.

Projeto de Lei 10874/18, do deputado Lincoln Portela (PL-MG), chegou a receber parecer favorável do relator, deputado Rubens Otoni (PT-GO), mas na hora da votação o texto foi rejeitado após intervenção do deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP).

Jardim criticou a proibição imposta pelo projeto. “Se essa proposta vingar, teremos que fechar Carajás” disse, referindo-se a um dos principais polos de mineração do País, situado no Pará.

Segundo ele, um levantamento feito pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a seu pedido, mostrou que o texto anularia 4.373 concessões de lavra, das 11.023 em vigor, todas situadas próximas a unidades de conservação.

O deputado, que foi indicado na hora pelo presidente da comissão, Silas Câmara (REPUBLICANOS-AM), para relatar um novo parecer, dessa vez com a rejeição, disse ainda que o Brasil possui normas ambientais necessárias para proteger o meio ambiente.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 18/09/2019 - 14:35

Cotações Crypto
Pela Web