Comprar ou vender?

Carros populares: Novo anúncio do governo é um duro golpe a estas empresas

21 jun 2023, 9:50 - atualizado em 21 jun 2023, 9:50
Movida
Mercado começa a assumir a possibilidade de que o estoque de veículos ofertado pelas montadoras com os preços descontados acabe mais cedo. (Imagem: LinkedIn/Movida Aluguel de Carros)

As locadoras de veículos não terão acesso aos descontos para a compra de carros populares, avaliou a Genial Investimentos em comentário enviado a clientes nesta quarta-feira (21).

Para os analistas da corretora, empresas como Movida (MOVI3) e Localiza (RENT3) ficarão apenas com o efeito negativo de redução no preço de venda de seminovos.

A avaliação é feita após o governo informar a prorrogação por 15 dias da exclusividade dos descontos para pessoas físicas voltados para a aquisição de carros populares.

Com isso, as locadoras terão que esperar até o próximo mês para terem uma chance de comprar carros com desconto.

Carros populares podem acabar logo

Com a fila chegando nas locadoras de veículos, o mercado começa a assumir a possibilidade de que o estoque de veículos ofertado pelas montadoras com os preços descontados acabe mais cedo do que se imaginava.

Cerca de 65% do recurso reservado pelo governo para subsidiar os preços já foi consumido pelo público do varejo. Além disso, as locadoras suspenderam a compra de veículos desde o início dos rumores do programa, aguardando melhores condições de negócio.

Considerando que as empresas do ramo fazem aquisições de quase 50 mil carros por mês, um dado Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos de 2022, e a demanda represada dos últimos 15 dias, especialistas do mercado de automóveis entendem que há condições para uma verdadeira queima de estoque.

Vale ressaltar que locadoras e revendedoras costumam já realizar compras descontadas, devido ao volume de cada pedido. Mesmo sem especificação de como os descontos do programa ocorrerão para pessoas jurídicas, a expectativa do setor é que eles possam obter abatimentos.

*Com Jorge Fofano 

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.