Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Chefe Elon Musk: Novo dono do Twitter (TWTR) quer demitir funcionários

Gabriela Mackert Occhipinti
29/04/2022 - 15:31
Elon Musk Twitter
Elon Musk sugeriu demitir funcionários e trabalhar com influenciadores para aumentar os resultados do Twitter (Imagem: Daniel Oberhaus/Flickr)

Em conversas com banqueiros antes de tornar o Twitter (TWTR) privado, Elon Musk sugeriu demitir funcionários, convidar influenciadores para criar conteúdo e introduzir serviços de assinatura para melhorar os resultados da rede social, segundo o site Business Insider.

O homem mais rico do mundo também sugeriu monetizar tuítes e cortar o pagamento de executivos e conselhos, segundo relatórios da Bloomberg, do Washington Post e da Reuters, todos citando fontes não identificadas que sabiam sobre os esforços de Musk de arrecadação de fundos.

O bilionário abordou os banqueiros após anunciar sua oferta de compra em 14 de abril e antes que o conselho do Twitter aceitasse sua proposta de US$ 44 bilhões em 25 de abril, informou a Reuters.

Embora Musk tenha apresentado essas ideias aos banqueiros para melhorar os resultados da empresa, ele não as incluiu nos planos formais que foram apresentados ao conselho, informaram a Bloomberg e o Post.

Em vez disso, ele disse que garantiria que o negócio fosse lucrativo, disseram fontes à Bloomberg.

Apesar da falta de detalhes, os credores ainda acreditaram na visão de Musk, porque o bilionário já possui vários ativos valiosos que podem ser úteis quando ele pegar empréstimos para o negócio, informou o Post.

Porém, as conversas de Musk nos bastidores sobre o resultado final contradizem suas declarações públicas sobre a compra da rede social.

O Twitter “não é uma maneira de ganhar dinheiro”, disse Musk em um evento ao vivo em 14 de abril, relembrou o Insider, acrescentando: “Não me importo com a economia”.

Nesta quarta-feira (27), ele tuitou que sobre deixar a rede mais divertida, demostrando uma despreocupação com essas outras questões.

Em outra publicação despreocupada ele “brincou” que a próxima empresa a ser adquirida seria a Coca-Cola para “colocar a cocaína de volta”. Após o seu tuite, a DogeCola, criptomoeda meme criada no fim do terceiro trimestre de 2021, dispara mais 50% em poucas horas.

O empresário evitou compartilhar planos concretos para a plataforma de mídia social. Tudo o que ele disse publicamente é que planeja adicionar uma função de “editar”, remover bots de spam, abrir o algoritmo do Twitter para alterações e afrouxar a moderação de conteúdo no site.

Musk e as demissões

A sugestão de Musk de demitir colaboradores provavelmente aumentará a inquietação que a equipe do Twitter vêm sentindo desde que as notícias da oferta se tornaram públicas. Segundo o Post, os funcionários reagiram com choque e consternação quando a aquisição de US$ 44 bilhões de Musk foi aprovada.

O CEO do Twitter, Parag Agrawal , disse esta semana que não há demissões planejadas, mas alguns funcionários já estão procurando uma saída, informou Kali Hays, da Insider.

No Twitter, em entrevistas e em mensagens internas da empresa, funcionários da companhia com sede em São Francisco — a maioria dos quais são remotos — disseram temer desmoralização generalizada e demissões.

A saída de colaboradores poderia criar um caos para os usuários do Twitter nos próximos meses. Entretanto, o empresário pode ser um atrativo para candidatos em potencial — ele conseguiu atrair talentos para Tesla (TSLA) e SpaceX, e outras pessoas fora da rede social provavelmente serão atraídas para trabalhar para ele.

Contudo, especialistas em gestão, consultados pelo Post, apontaram que uma empresa com escassez de pessoal ou ampla resistência de sua força de trabalho seria disfuncional, pelo menos no curto prazo, e que Musk — que não tem experiência em administrar empresas que moderam o conteúdo — precisaria muito da experiência de pessoas que já fizeram isso.

O temor dos colaboradores é que o bilionário, que promoveu a desinformação sobre o coronavírus e criticou as decisões do Twitter de banir permanentemente pessoas e contas que infringiram suas regras, provavelmente preferirá moldar a empresa à sua visão.

As próprias empresas de Musk foram marcadas pela rotatividade devido ao seu estilo de gestão severo e ele mostrou disposição para demitir ou expulsar funcionários que discordam dele, relembra o Post.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Última atualização por Tamires Vitorio - 29/04/2022 - 15:31

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto