Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

China afirma não haver previsão para lançamento oficial de sua moeda digital

26/05/2020 - 8:40
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Apesar de ainda não haver uma previsão para o lançamento oficial da DCEP, a China poderá lançar sua moeda digital para combater ameaças dos EUA (Imagem: Pixabay/RABAUZ)

Yi Gang, governador do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), declarou que o banco central ainda não possui um cronograma para o lançamento oficial do yuan digital.

Yi deu detalhes em uma entrevista ao Financial Times e ao China Finance, cuja transcrição foi publicada no site do banco nesta terça-feira (26).

A entrevista foi realizada durante “Two Sessions”, as reuniões anuais da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês — um órgão consultivo com mais de dois mil membros — e o Congresso Nacional do Povo, o parlamento do país ou órgão legislativo principal.

Embora não fosse novidade que não há um cronograma definido para o lançamento da moeda digital da China, os comentários de Yi reforçam esse ponto.

O PBoC está testando internamente sua moeda digital, conhecida como Moeda Digital/Pagamento Eletrônico (DC/EP), em quatro cidades — Shenzhen, Nova Área de Xiong’an, Chengdu e Suzhou — desde abril.

Yi disse que esses testes-piloto “ainda são um trabalho rotineiro no processo de pesquisa e desenvolvimento, e não significa que o RMB digital será oficialmente emitido. Não há cronograma para quando será oficialmente lançado”.

Yi também confirmou que a DC/EP pode ser usada durante as Olimpíadas de Inverno em Pequim de 2022 “para verificar a confiabilidade teórica e a estabilidade do sistema”.

O Banco do Povo da China, o banco central do país, afirmou que sua criptomoeda, DCEP, poderá ser usada nas Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim (Imagem: Crypto Times)

Quando perguntando qual é o significado de emitir uma moeda digital legal, Yi disse que é “favorável para satisfazer, com eficácia, a demanda pública para uma moeda legal sob as condições da economia digital”, além de melhorar a conveniência, a segurança e o nível de antifalsificação de pagamentos de varejo, bem como acelerar o desenvolvimento da economia digital chinesa.

O PBoC começou a pesquisar sobre a DC/EP em 2014 e “praticamente completou o design de alto nível, a formulação de padrões, o desenvolvimento de funções, o teste antifalhas etc. sob a premissa de uma operação de dupla camada, substituição de dinheiro e anonimidade controlável”, afirmou o governador.

Embora Yi tenha dito que não há cronograma para o lançamento do yuan digital, um informante contou ao The Global Times que a China poderia acelerar o lançamento da DC/EP para combater possíveis ameaças dos EUA.

“Apesar de os EUA não ter colocado empresas e instituições chinesas em sua Lista de Entidades, os EUA ainda podem ser uma ameaça a instituições chinesas e impactarem a posição do yuan nos acordos internacionais. Nesse quesito, a moeda digital operada pelo estado chinês pode ser apresentada antes do que o planejado para combater um possível bloqueio dos EUA”, afirmou Cao Yin, conhecedor da indústria de blockchain em Pequin, ao The Global Times.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 26/05/2020 - 10:02