Setor Automotivo

Citröen lança SUV ‘gêmeo’ de C3 com 7 lugares para peitar concorrentes

16 dez 2022, 19:09 - atualizado em 16 dez 2022, 19:09
SUV
Divulgação/ Citröen CC24

A Citröen quer voar mais alto no segmento SUV em 2023 depois de quase quatro anos com apenas um representante na categoria.

O campeão da montadora francesa possui codinome CC24, um SUV ‘coração de mãe’, com 7 lugares internos, e um design muito semelhante ao modelo mais popular da marca no Brasil: o Citröen C3.

Há, no entanto, algumas diferenças.  A primeira delas é o farol menor em relação ao seu “irmão menor”. Na frente, o capô alto e as entradas de ar generosas dão impressão de imponência ao novo SUV. Como nos mais recentes carros da Citroën, os faróis serão divididos em duas peças. Mas o novo logotipo ainda não será adotado.*

Debaixo do capô, o novo SUV trará o conhecido motor 1.0 turbo já usado nos Fiat Pulse e Fastback – e que em 2023 também deve equipar o Peugeot 208. São 130 cv e 20,4 kgfm, que devem garantir desempenho satisfatório. Já o câmbio é automático do tipo CVT. Outros mercados terão outras opções – na Argentina, por exemplo, a escolha deve ser pelo 1.6 aspirado de 120 cv, acoplado a caixa de seis marchas.*

O balanço traseiro será espichado, com coluna C, teto e assoalho esticados; a tampa de porta-malas será exclusiva, assim como as lanternas traseiras; para-lamas alargados para aumentar a largura e a sensação de robustez do veículo; a suspensão traseira pode ser reforçada para aguentar o peso extra.

CC24 quer peitar figurões

A ideia de compartilhar a matriz de fabricação do C3 ocorre também para reduzir os custos do novo CC24 e torná-lo mais competitivo contra as SUVs médias que dominaram o mercado em 2022, como Jeep Renegade, o Voldkswagen T-Cross e o líder em vendas Chevrolet Tracker.

O outro alvo do CC24 é o único carro de sete lugares atualmente no mercado brasileiro: o Chevrolet Spin.

SUV CC24 deve ser lançado no primeiro semestre de 2023

É esperado que o SUV da Citröen seja lançado oficialmente ainda no primeiro semestre do ano que vem, quando o novo veículo também será apresentado na Ásia.

Já a chegada dele nas lojas deverá ocorrer somente nos últimos meses de 2023, período em que se espera uma produção já contínua na fábrica de Porto Real (RJ).

Ainda não existe estimativa de preço para o novo modelo, mas comparando com os valores de entrada de suas inspirações, há uma possibilidade de que o novo Citröen custe, no mínimo, R$ 110 mil.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.