Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Com alta de 4,5% em maio, índice da gestora Hashdex dá as boas-vindas ao token ATOM

02/06/2020 - 11:09
Hashdex dá as boas-vindas ao token ATOM, da Cosmos Network, após o rebalanceamento trimestral de seu índice (Imagem: Crypto Times)

Nessa segunda-feira (1), a gestora brasileira de criptoativos Hashdex publicou sua carta mensal referente ao mês de maio.

O índice HDAI (Hashdex Digital Assets Index), que reúne ativos do mercado cripto e se apresenta como o “Ibovespa dos criptoativos“, teve um desempenho de 4,5% em maio (cujo acumulado anual é de 32%), segundo a carta.

O HDAI não segue um número fixo de ativos e é ajustado trimestralmente de acordo com o amadurecimento do mercado das criptomoedas.

Os ativos de melhor performance no mês de abril foram bitcoin (BTC), NEO e ethereum classic (ETH), enquanto os de pior performance foram DASH, XRP e EOS.

O bitcoin teve valorização de 12,8% enquanto dash teve a pior queda, de -12,9%.

Em abril, HDAI havia passado por uma queda devido à grande liquidação de futuros de bitcoin na corretora BitMEX.

No entanto, por conta da notícia de que bitcoins inativos que haviam sido minerados em 2009, mas só foram movimentados onze anos depois, o índice se recuperou em 7%.

Assim, o índice fechou o mês de abril com uma alta de 4,5% e sua volatilidade caiu de 69,5% para 56,1%.

Nessa segunda-feira (1), houve o ajuste trimestral do índice, agora composto por 16 ativos: bitcoin (BTC), ether (ETH), XRP, bitcoin cash (BCH), bitcoin SV (BSV), litecoin (LTC), EOS, binance coin (BNB), tezos (XTZ), tron (TRX), stellar lumens (XLM), chainlink (LINK), ethereum classic (ETC), NEO, DASH e ATOM.

ATOM é o novo integrante do índice HDAI, criptomoeda proveniente da rede Cosmos, “que fornece ferramentas e protocolos para a criação de blockchains interoperáveis, ou seja, que tem a capacidade de se comunicar de forma transparente com outros blockchains, similares ou não”, de acordo com o recente comunicado de imprensa da Hashdex.

Por possuir um valor de mercado de US$ 563 milhões, ATOM é bem-vindo ao índice da gestora. Sobre o novo acréscimo, Samir Kerbage, diretor de tecnologia da Hashdex, comentou:

Hoje, investimos em nossos fundos com base em produtos de renda fixa e o HDAI. Temos fundos com 20%, 40% e até 100% de exposição ao índice.

Neste processo de rebalanceamento utilizamos critérios rígidos de seleção de ativos, com objetivo de selecionar os ativos que melhor representam a classe de ativos de criptomoedas e que podem ser negociados e armazenados de forma segura e regulada por investidores institucionais.

O ATOM, por exemplo, foi incluído neste rebalanceamento por passar a contar com o suporte de custodiantes qualificados para realizar o seu armazenamento seguro.

Confira, na íntegra, a Carta Mensal de maio de 2020 da gestora brasileira Hashdex:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 02/06/2020 - 11:19