Comprar ou vender?

Ibovespa (IBOV): O que esperar da Bolsa logo após as eleições?

26 set 2022, 18:04 - atualizado em 26 set 2022, 18:31
Eleições 2022
Santander tem preço-alvo de 140 mil pontos para o Ibovespa ao fim de 2023. (Montagem com Reuters/Carla Carniel e Reuters/Adriano Machado)

O Ibovespa (IBOV) tem potencial para subir cerca de 25% até o final de 2023, mas logo após as eleições o mercado local terá como âncora o medo de recessão global, seguindo o humor de Wall Street, disseram analistas.

Investidores ainda estão preocupados com o aperto agressivo da política monetária pelo Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, e seu impacto na economia global. O mau humor tem contaminado as principais Bolsas.

“O próximo aumento de juro não acontecerá até o início de novembro, mas há uma certeza, na prática, de que isso acontecerá”, disse o diretor administrativo de operações e derivativos da Charles Schwab, Randy Frederick.

O gestor de renda variável da Daycoval Asset, Anand Kishore, disse ao Money Times ver o Ibovespa oscilando entre 105 e 115 mil pontos até dezembro – hoje está em 109 mil pontos. “Acho que o cenário externo vai criar uma volatilidade de curto prazo”, comentou.

Ele disse ter dúvidas sobre o rali do mercado local no pós-eleição – o primeiro turno será no próximo domingo (2); a segunda etapa está marcada para 30 de outubro.

Para Kishore, a Bolsa brasileira tem um potencial de alta maior no primeiro trimestre de 2023, conforme fique claro a relação do novo governo com o Congresso Nacional, assim como a composição do Executivo e do Legislativo.

O Santander, no entanto, disse que os últimos quatro ciclos eleitorais no Brasil mostraram uma compressão de aproximadamente 60 pontos-base nos rendimentos dos títulos do governo nos três meses seguintes, abrindo caminho para a renda variável.

“Nossos dados indicam uma alta de 9% [para o Ibovespa] três meses após os resultados das eleições e uma compressão de aproximadamente 60 pontos-base nos rendimentos dos títulos do governo”, disse a estrategista de ações Aline de Souza Cardoso.

Leia também:

Potencial alta para o Ibovespa

Santander tem preço-alvo de 140 mil pontos para o Ibovespa ao fim de 2023, o que implica um potencial de valorização de 28,3%. Já o Daycoval considera um target ponderado de 136,500 mil pontos, o que representa um potencial avanço de 24,6%.

O cenário-base considera que, com a eleição do ex-presidente Lula (PT) ou a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), não haverá “tumulto” sobre o tripé-macroeconômico. Regime de câmbio e meta de inflação seriam respeitados, assim como a âncora fiscal, comentou o Daycoval.

O Bradesco BBI calcula uma chance de 70% de uma política fiscal sólida após a eleição presidencial no Brasil – o que, na visão do banco, seria benigno para as ações no país.

O banco ainda reiterou sua projeção de 130 mil pontos para o Ibovespa no final do ano – o que representa uma alta de cerca de 19,1%.

*Colaborou Diana Cheng, com informações da Reuters

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.