Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Comissão especial debate sistemas eleitorais e partidos políticos

07/07/2021 - 9:28
A comissão realiza a audiência pública para ouvir representantes de partidos políticos sobre o sistema eleitoral brasileiro (Imagem: Roberto Jayme/Ascom/TSE/Agência Câmara)

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, que proíbe a realização de eleições em data próxima a feriado, realiza audiência pública nesta quarta-feira (7) para ouvir representantes de partidos políticos sobre o sistema eleitoral brasileiro.

O debate atende a requerimento dos deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Fred Costa (Patriota-MG).

“Nos últimos períodos temos presenciado uma movimentação no sentido de negação da política e dos políticos. Sabemos que tal posicionamento se sustenta na desinformação e na propagação de informações falsas, e cujo objetivo, sabemos, é buscar elementos de sustentação antidemocracia e contra os quais essa Casa deve sempre se insurgir”, defende Ivan Valente, justificando a importância de ouvir o posicionamento dos partidos políticos.

Já Fred Costa define o sistema político brasileiro como disfuncional e considera necessário ouvir os partidos para aperfeiçoá-lo. “O sistema partidário é oligárquico; o sistema eleitoral deslegitima a representação política, o estado é incapaz de entregar serviços de qualidade à sociedade; e o presidencialismo de coalização tem se revelado incapaz de absorver crises”, afirma.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 14.

A comissão

O texto original da PEC 125/11 trata apenas do adiamento das eleições quando houver feriado próximo a elas.

O objetivo do autor, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), é evitar o questionamento da legitimidade dos resultados por causa da evasão de eleitores que viajam em feriados prolongados.

A relatora Renata Abreu (Pode-SP), no entanto, ampliou o debate. Segundo ela, cabe aos parlamentares se empenharem na construção de uma reforma política estruturante, que inclua mudanças presentes na sociedade.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Janaina de Camargo - 07/07/2021 - 9:28

Cotações Crypto
Pela Web