Empresas

Consultoria quer chegar à ‘Santíssima Trindade’ para próximo CEO da Vale (VALE3); entenda

24 maio 2024, 14:22 - atualizado em 24 maio 2024, 14:22
vale lista sucessão próximo CEO
Consultoria quer chegar a três possíveis nomes para sucessor de Eduardo Bartolomeo, com ex-CEO da Americanas, Sergio Rial, no radar (Imagem: Reuters/Washington Alves)

A consultoria Russel Reynolds, escolhida pela Vale (VALE3) para apresentar o próximo CEO da empresa, deve elaborar uma série de nomes e chegar a três possíveis escolhas para um substituto a Eduardo Bartolomeo, atual diretor-executivo. As informações são do blog de Victor Irajá à CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os favoritos, estão o ex-presidente da Americanas (AMER3), Sergio Rial, o atual CFO da Vale, Gustavo Pimenta, e o ex-presidente da Suzano (SUZB3), Walter Schalka, que, entretanto, já sinalizou não querer entrar no pleito para a presidência.

Segundo fontes, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está sendo um fator decisivo para a escolha. Isso porque, apesar de não indicar diretamente um nome, é provável que o conselho de administração queira confirmar a escolha e que o nome tenha boas relações com o governo.

Também, de acordo com Irajá, a escolha final não deve ser de um nome diretamente ligado ao presidente Lula, que tenta afastar o fantasma das falas de José Luciano Duarte Penido, ex-membro do conselho de administração da empresa.

Em carta ao presidente do colegiado, Daniel Stieler, Penido afirmou que o atual processo sucessório “vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende o melhor interesse da empresa e sofre evidência e nefasta influência política”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba quem são os nomes favoritos para o cargo de CEO da Vale

  • Sergio Rial

Sergio Rial foi ex-CEO do banco Santander (SANB11) no Brasil entre 2016 e 2022 e assumiu a cadeira de diretor-executivo da Americanas em 1 de janeiro de 2023.

Sua estadia na varejista, entretanto, durou pouco. 10 dias após assumir o cargo, foi descoberto um rombo de R$ 20 bilhões nos balanços da empresa.

Recentemente, Rial anunciou que se tornou sócio da gestora Crescera Capital, juntamente a Sérgio Eraldo, além de ter sido eleito presidente do conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3).

  • Gustavo Pimenta

Gustavo Pimenta é o atual diretor-financeiro (CFO) da Vale e, segundo a CNN, sua aparição entre os três escolhidos seria um “gesto de respeito a uma ‘candidatura interna'” da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março deste ano, Pimenta virou réu em um processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), iniciado para julgar o vazamento de informações à imprensa acerca da venda de uma parte da unidade de metais básicos da Vale à Arábia Saudita.

Posteriormente, foi confirmada a compra de 10% da unidade de metais da Vale pela Manara Minerals, joint-venture entre o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita e a mineradora estatal Ma’adene.

À época, Gustavo afirmou que as intenções de venda já vinham sendo sinalizadas ao mercado antes do Wall Street Journal publicar uma matéria afirmando que as transações estariam próximas da conclusão.

  • Walter Schalka

Walter Schalka continua no comando da Suzano até o dia 1º de julho, quando João Alberto Abreu, da Rumo (RAIL3), tomará a posição. Schalka esteve à frente da empresa por 11 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia de Walter para o cargo também surge para afastar questionamentos sobre uma possível influência política no processo de sucessão. Entretanto, o ex-presidente da Suzano sinalizou a pessoas próximas não querer entrar na disputa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar