CryptoTimes

Coreia do Sul pede que Interpol emita alerta vermelho contra fundador da rede Terra (LUNA)

19 set 2022, 9:54 - atualizado em 19 set 2022, 9:54
Terra LUNA
O fundador da rede Terra afirmou no último sábado que não está fugindo de autoridades.(Imagem: YouTube/Terra)

Autoridades da Coreia do Sul supostamente pediram à Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol – organização que facilita a cooperação policial e o controle de crimes entre países – para emitir um alerta vermelho contra o fundador da rede Terra (LUNA), Do Kwon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornal Financial Times informou a notícia nesta segunda-feira (19), afirmando que Kwon está supostamente se recusando a cooperar com uma investigação sobre a implosão de US$ 40 bilhões das criptomoedas LUNA e TerraUSD (UST), em maio deste ano.

Alertas vermelhos são emitidos para fugitivos procurados tanto pela procuradoria de um país ou para cumprir uma sentença.

O site da Interpol afirma que um alerta vermelho é um “pedido para autoridades mundiais localizarem e prenderem preventivamente uma pessoa com extradição, rendição ou ação legal semelhante pendente”.

Autoridades da Coreia do Sul também supostamente pediram que o Ministério de Relações Exteriores do país cancelasse o passaporte sul-coreano do fundador da rede Terra, visto que ele estava “obviamente fugindo e não tem intenção de aparecer diante de nós para interrogatório”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Começamos o procedimento para colocá-lo na lista de alerta vermelho da Interpol e revogar seu passaporte”, disseram as autoridades nesta segunda-fera, acrescentando que Do Kwon não tinha cooperado com as investigações sobre o colapso de Terraform Labs.

Fundador da rede Terra fugindo de autoridades?

O fundador da rede Terra disse no último sábado (17) que não está tentando fugir de qualquer autoridade relevante.

“Não estou ‘fugindo’ nem qualquer coisa semelhante – [de] qualquer agência governamental que mostrou interesse em se comunicar [comigo], estamos em total cooperação e não temos nada a esconder”, disse Kwon em um tuíte, respondendo a informes de que oficiais da polícia de Singapura afirmaram que o fundador da rede Terra não está atualmente na cidade-Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autoridades da Coreia do Sul afirmaram que Kwon disse a investigadores por meio do advogado que não queria responder às convocações imediatamente.

“Estamos fazendo nosso melhor para localizá-lo e prendê-lo”, disse um porta-voz das autoridades ao Financial Times. “Ele está obviamente fugindo, visto que pessoas centrais na empresa dele também foram para o mesmo país durante aquela época”.

O pedido para emissão do alerta vermelho foi emitido poucos dias após autoridades da Coreia do Sul terem emitido um mandado de prisão para o fundador da rede Terra e buscado invalidar o passaporte dele, o que, em teoria, exigiria que Kwon retornasse a Seul dentro de 14 dias após o recebimento do aviso de revogação.

A autorização de trabalho do fundador da rede Terra em Singapura vence em 7 de dezembro, e um pedido para outra autorização está pendente, segundo um informe da Bloomberg, citando registros governamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar