Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Coronavírus x economia: já dá pra ver o fim do poço (menos, no Brasil)

29/05/2020 - 15:13
Coronavírus Cemitério
Longe do fim: Brasil ainda não chegou ao ponto de virada da pandemia de coronavírus, segundo a LCA (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

A maioria dos países parece ter passado pelo pior momento da pandemia de coronavírus e, portanto, sua atividade econômica começa a dar sinais de reação. Já o Brasil ainda está distante do ponto de virada, já que a curva de contágio continua acelerando. A avaliação é da consultoria econômica LCA.

Em relatório a clientes, a LCA afirma que as sondagens dos últimos dias indicam que o pior da pandemia foi ultrapassado “na virada de abril para maio”.

E acrescenta: “essa percepção tem se refletido em melhora do humor nos mercados financeiros mundiais, moderação no grau de aversão global ao risco e descompressão cambial nas principais economias emergentes.”

gráfico lca recuperação países

Apesar disso, a LCA lembra que muitas incertezas preocupam economistas, governos, investidores e a população em geral. A primeira é a possibilidade de novas ondas de contaminação, à medida que as atividades não-essenciais voltarem a funcionar. A segunda é o acirramento das tensões entre os Estado Unidos e a China.

No Brasil, as perspectivas ainda são negativas. “Continuamos a alertar que os riscos para a recuperação da economia brasileira continuam significativos”, afirma a análise. Os dois principais fatores que preocupam a LCA é a curva de contágios, que ainda está acelerando por aqui, e o acirramento das tensões políticas entre os três poderes.

gráfico lca economia brasil

“O recrudescimento de animosidades políticas e de riscos fiscais parece vir sendo percebido como mais intenso no Brasil do que na média das demais economias”, afirma a consultoria. “Diante do distanciamento entre poderes, a chance de retomada de reformas nos próximos anos parece limitada”, acrescenta.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Renan Dantas - 29/05/2020 - 15:45