CryptoTimes

Coinbase (COIN) é investigada nos EUA por listagem de criptomoedas

26 jul 2022, 10:49 - atualizado em 26 jul 2022, 10:50
Coinbase
A Coinbase está na mira da SEC desde a semana passada, quando um ex-gerente da empresa foi preso. (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, a CVM americana) está investigando a corretora de criptomoedas Coinbase (COIN) por permitir inapropriadamente a negociação de diversos tokens que deveriam ser registrados como valores mobiliários, segundo um informe da Bloomberg.

A Coinbase está na mira da reguladora, após um ex-funcionário e dois associados dele terem sido presos na semana passada, acusados de fraude eletrônica.

A SEC entrou com uma queixa em paralelo alegando que o trio usou informações privilegiadas (“insider trading”, em inglês). A reguladora tem competência sobre o crime, se este envolver valores mobiliários.

A Coinbase negou fazer comentários sobre a investigação.

O debate sobre se criptomoedas deveriam ou não ser reguladas como valores mobiliários acontece há anos. Como parte do caso de uso de informações privilegiadas revelado na semana passada, a SEC classificou nove criptomoedas – sete das quais são listadas pela Coinbase – como valores mobiliários.

Coinbase comenta listagem de criptomoedas

Em uma publicação em blog datada de 21 de julho, Coinbase foi enfática ao afirmar que não lista valores mobiliários.

“A Coinbase tem um processo rigoroso para analisar e revisar cada ativo digital antes de disponibilizá-lo em nossa corretora – um processo que a própria SEC já revisou”, disse o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, na publicação.

“Mas, ao invés de ter um diálogo conosco sobre os sete ativos em nossa plataforma, a SEC pula diretamente para o litígio”.

“Este é o tópico exato pelo qual nós recentemente enviamos uma petição para a criação de regras para a SEC. Nessa petição, nós destacamos a necessidade de clareza sobre a regulação de ativos mobiliários de cripto”, disse um porta-voz da Coinbase ao The Block.

O presidente da SEC, Gary Gensler, argumenta há tempos que muitas criptomoedas são, na verdade, valores mobiliários não registrados.

Porém, Gensler enfrentou resistência da indústria cripto e de outra reguladora, a Comissão para Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a qual pediu maior colaboração entre as agências na regulação da indústria de criptomoedas.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.