Corretoras cripto deverão enfrentar fiscalização regulatória mais rígida, diz SEC

Vitória Martini
20/01/2022 - 10:55
Gary Gensler SEC EUA
Segundo o Decrypt, esta não é a primeira vez que Gensler levantou alertas de preocupação em relação à proteção ao consumidor em relação a cripto (Imagem: Reuters/Evelyn Hockstein/Pool)

Conforme noticiado pelo Decrypt, as corretoras cripto podem esperar uma fiscalização mais rígida da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) dos Estados Unidos, segundo o presidente da reguladora, Gary Gensler.

De acordo com a Bloomberg, em uma conferência virtual realizada ontem (19), o presidente supostamente afirmou:

Pedi para a equipe olhar para todos os modos de trazer essas plataformas para dentro da proteção ao investidor. Se essas plataformas não adentrarem o ambiente regulamentado, será mais um ano em que os investidores estarão vulneráveis.

Segundo o Decrypt, esta não é a primeira vez que Gensler levantou alertas de preocupação em relação à proteção ao consumidor em relação a cripto.

As chamadas para proteção ao consumidor feitas por Gensler ganharam suporte político, especialmente da senadora Elizabeth Warren, que pediu pela elaboração de regras para a indústria, e lamentou, certa vez, que cripto coloca o sistema financeiro nas mãos de “supercodificadores obscuros”.

Gensler e a regulamentação cripto

De acordo com o Decrypt, a proteção de consumidores é uma das prioridades do presidente da Comissão, mas Gensler já tratou de outros aspectos que envolvem a indústria. 

No ano passado, ao participar de um fórum de segurança, o presidente da SEC afirmou que milhares de tokens de finanças descentralizadas (DeFi) estão, potencialmente, operando valores mobiliários não registrados.

Além disso, Gensler também afirmou que as criptomoedas não satisfazem as exigências funcionais do dinheiro, e que facilitam atividades criminosas.

Última atualização por Vitória Martini - 20/01/2022 - 10:55

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto