Criptomoedas ainda geram “grandes preocupações” ao banco central da Índia

04/06/2021 - 11:37
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Corretoras indianas de cripto continuam otimistas de que o governo não irá banir as criptomoedas, e sim as regular como uma classe de ativos (Imagem: Unsplash/shreshth_24)

Reserve Bank of India (RBI, na sigla em inglês), o banco central do país, continua tendo “grandes preocupações” com criptomoedas após ter esclarecido uma anulação de 2018 sobre a negociação de cripto na semana passada.

“Não há mudanças na postura do RBI”, disse Shaktikanta Das, presidente do banco central, em uma coletiva virtual de imprensa nesta sexta-feira (4). “Temos grandes preocupações sobre criptomoedas, as quais repassamos para o governo.”

Das fez comentários parecidos em fevereiro, afirmando que o RBI tinha “grandes preocupações” com cripto da perspectiva da estabilidade financeira.

Os novos comentários vieram apenas três dias após o RBI ter emitido uma carta circular, pedindo que bancos não se referissem a uma proibição antiga de 2018 ao lidarem com clientes que investem em cripto.

“Nos surpreendemos que alguns bancos ainda estavam se referindo e citando a antiga carta ao se corresponderem com clientes”, disse Das. “Tivemos de esclarecer que aquela antiga e específica carta do RBI foi anulada. Então, assim, não se não é correto se referir àquela carta.”

Em abril de 2018, o RBI aprovou uma lei que restringia bancos e outras instituições financeiras de lidarem com clientes cripto, mas o Supremo Tribunal da Índia suspendeu essa decisão em 2020.

Ainda assim, alguns grandes bancos, incluindo o HDFC Bank, estavam citando essa carta, alertando as restrições aos clientes. Esta semana, o HDFC Bank redigiu seu alerta.

Quanto ao fato de que investidores devem investir em cripto, Das disse, hoje, que o RBI não fornece conselhos de investimento. “Cada investidor deve fazer sua própria análise, realizar sua própria pesquisa e tomar uma decisão bem cuidadosa em relação a seus próprios investimentos”, disse Das.

O destino das criptomoedas na Índia depende do governo central do país. Provavelmente, o governo irá discutir um projeto de lei na próxima sessão do parlamento, que visa “proibir todas as criptomoedas privadas na Índia”.

A definição de “criptomoedas privadas” e o conteúdo do projeto de lei ainda não são informações públicas.

Enquanto isso, corretoras indianas de cripto continuam otimistas de que o governo não irá banir as criptomoedas, e sim as regular como uma classe de ativos.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 04/06/2021 - 11:37

Cotações Crypto
Pela Web