Criptomoedas

Criptomoedas precisarão ser comprovadamente “úteis”, diz banco holandês

19 set 2019, 15:00 - atualizado em 19 set 2019, 0:34
Segundo relatório do banco ING da Holanda, as criptomoedas ainda não demonstraram sua real utilidade perante o dinheiro fiduciário (Imagem: Pixabay)

Em um relatório intitulado “Do dinheiro à criptografia: a revolução do dinheiro” publicado nesta quarta-feira, o banco holandês ING, questionou a utilidade das criptomoedas e sua função como dinheiro. Segundo o relatório “o dinheiro ainda é rei” e que, para que as criptomoedas se recuperem, será necessário provar ser “útil, relevante e confiável”. Palavras de Teunis Brosens, economista e especialista em regulamentação digital do ING.

“Nos dois extremos, a maioria das pessoas (74%) entende que as criptomoedas são uma forma de dinheiro digital, mas quase a mesma porcentagem (73%) pensa incorretamente que as criptomoedas são controladas por um órgão central ou diz que não sabe se isso é o caso ”, afirma-se no relatório.

A pesquisa também mostra que a maioria permanece desinteressada com a ideia de usar as mídias sociais para enviar dinheiro a amigos e familiares. “Cerca de 66% dos europeus descartaram a ideia completamente, contra apenas 17% que concordaram em fazê-lo”. Interessante destacar que a pesquisa fora realizada antes do anúncio de lançamento do Projeto Libra. Leia mais sobre o Projeto Libra aqui.

O Projeto Libra passa por forte oposição dos reguladores tanto nos EUA, quanto na Europa e segue sendo questionado sobre os marcos regulatórios que irão vigir sobre a stablecoin lançada pela Libra Association.

Esse relatório do banco ING vem de encontro a outro estudo realizado ano passado no Reino Unido. Um estudo conduzido pela IW Capital, uma casa de investimentos de Mayfair, descobriu recentemente que a maioria dos investidores de criptomoedas no Reino Unido não entende completamente em que estão investindo.

De acordo com a pesquisa, 38% dos investidores não “entendem” nada sobre criptomoeda, e um terceiro acredita que uma suposta bolha de Bitcoin vai estourar no futuro próximo. Com informações do Cryptowatch.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.