Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Deflação é registrada no Japão pela 1° vez desde dezembro de 2016

22/05/2020 - 8:49
Shibuya Tóquio Japão Ásia Consumo
A fraqueza dos preços acontece depois que o vírus levou a economia do Japão a uma recessão no primeiro trimestre (Imagem: Unsplash/@qvist)

O núcleo do índice de preços ao consumidor no Japão caiu em abril pela primeira vez em três anos na comparação anual, com a fraqueza dos preços do petróleo e as medidas de contenção ao coronavírus aumentando os riscos de deflação.

Os dados de abril foram divulgados pouco antes de o banco central do país anunciar um novo esquema para aumentar os empréstimos a pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia.

A fraqueza dos preços acontece depois que o vírus levou a economia do Japão a uma recessão no primeiro trimestre.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui produtos de petróleo mas exclui os voláteis preços de alimentos frescos, caiu 0,2% no ano até abril, mostraram dados do governo nesta sexta-feira, primeira queda desde dezembro de 2016.

A expectativa do mercado era de queda de 0,1%, após alta de 0,4% em março.

“É provável que a demanda se recupere quando o coronavírus acabar, mas não há erro de que vai pressionar os preços para baixo nos próximos dois anos”, disse Yuichi Kodama, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda.

O Japão sofreu quase duas décadas de deflação, ou períodos sustentados de queda de preços, até 2013, quando a economia melhorou graças em parte ao afrouxamento monetário adotado pelo banco central.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 22/05/2020 - 10:12

Cotações Crypto
Pela Web